Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Contato com brinquedos e alimentos pode ser prejudicial a crianças com câncer; Veja o que pode ser doado

Da Redação - Isabela Mercuri

Um simples chocolate, que passou despercebido pelo controle do Hospital de Câncer há algum tempo, fez com que um dos pacientes tivesse que permanecer mais duas semanas internado. Foi este acontecimento, e uma série de outros requisitos, que fizeram a instituição se tornar ainda mais rígida em relação ao que pode e ao que não pode entrar. Em datas comemorativas – como o dia das crianças – este controle deve ser maior ainda.  

Leia também:
Chateau Camalote promove evento gratuito de Yoga em Chapada dos Guimarães

“Muitas vezes as pessoas querem trazer brinquedos, querem trazer alguma coisa diferente pras crianças, principalmente na páscoa, as pessoas gostam de trazer chocolate, e no dia das crianças e no natal são brinquedos”, conta Daniel Morita, assessor de imprensa do Hospital.

Segundo Daniel, mesmo com a boa intenção, é preciso tomar uma série de cuidados. “A criança que está internada, e não só a criança, os adultos também, eles receberam a quimioterapia. A quimio é um medicamento que afeta todo o sistema, inclusive o imunológico. Então, geralmente, a imunidade desses pacientes é muito baixa, e qualquer contaminação, as vezes é uma coisa besta pra gente, pra eles pode ser uma coisa muito perigosa. Então materiais que carregam pó, materiais porosos como madeira, papel, papelão, são materiais que a gente evita dentro do ambiente hospitalar. Existem normas que regem isso, pelo Ministério da Saúde, pela ANVISA e pela vigilância sanitária”.

Afinal, o que não pode levar?

Primeiramente, qualquer pessoa que quiser fazer uma doação de brinquedos ou alimentos aos pacientes internados, deve ligar previamente para o Hospital para receber as orientações. À priori, no entanto, fica estabelecido que as crianças não podem receber:

- Brinquedos de madeira, papel, papelão, bonecos de tecido, pelúcia, ou qualquer material poroso ou que junte pó, que não possa ser lavado facilmente, higienizado com um pano com álcool.

“O que a gente pode fazer? Receber essas doações de quem quiser entregar, e entregar para os pacientes quando eles estão tendo alta, pra que eles levem pra casa. O paciente quando está tendo alta significa que ele já está mais estabilizado, ele está com a imunidade mais tranquila e corre menos riscos, então ele pode levar pra casa esse material, mas não é algo que pode ficar dentro do hospital”, explica Daniel.

O que pode: brinquedos de plástico laváveis. Mas antes é preciso entrar em contato com o Hospital pelo: (65) 3648-7567 ou (65) 3648-7540

Alimentos

Outro costume de quem quer ‘fazer a alegria’ das crianças, principalmente neste dia, é o de levar doces, salgadinhos, e lanches em geral para elas. Daniel explica que isso também precisa ser controlado. “As nossas crianças, por conta do tratamento que estão passando, tem uma dieta restrita. Então toda vez que algum voluntário traz alimentos de fora, ele precisa passar pelo setor de nutrição, que vai avaliar o cardápio, dar as orientações de como isso deve ser embalado”, garante.

Esses alimentos precisam estar em embalagens individuais, e em alguns casos os nutricionistas darão uma lista de pacientes que não podem recebê-lo. “Nós já tivemos casos de pessoas que trouxeram doces pras crianças, acabou passando batido, e as crianças passaram mal depois. Então nós temos um controle muito rígido nisso porque é pela segurança do paciente, que é nossa prioridade”, finaliza o assessor.

Outras doações

O Hospital de Câncer recebe alimentos não perecíveis, além de roupas, móveis e eletrodomésticos para o bazar. Qualquer tipo de doação passa pela central de captação, também pelo telefone (65) 3648-7567/3540.

Doações em dinheiro podem ser feitas diretamente na conta do hospital, ou pelo SITE, onde é possível gerar um boleto ou de um carnê com 12 parcelas, para ajudar o ano todo. Também é possível doar na conta de luz ou  ajudar sendo voluntário dentro do hospital.

Conta:
Banco do Brasil
Ag 00469
Cc 113169-9

Informações:(65) 3648-7567/3540

Site: www.hcancer.com.br
Imprimir