Imprimir

Notícias / Literatura

Sesc Poconé realiza mesa redonda sobre literatura e erotismo

Da Redação - Vitória Lopes

O Centro de Atividades do Sesc Pantanal realiza nesta sexta-feira (1º) uma mesa redonda sobre literatura e erotismo, na biblioteca Manoel de Barros, na unidade de Poconé (100 km de Cuiabá). O evento contará com a participação da poetisa Cida Pedrosa, escritora pernabucana de renome internacional famosa por retratar em seus livros o universo feminino.

Leia mais:
Sesc Pantanal realiza primeira edição de ParaCopa em Poconé


"O evento promovido pelo Sesc Poconé visa promover a valorização da cultura e a melhoria da qualidade de vida das populações através da articulação de diversas ações para o progresso social da região e o fortalecimento da cidadania, tarefa associada a todas as atividades do Sesc", destaca a chefe da sessão de cultura do Sesc Poconé, Josenira Fernandes.
 
A coordenadora ressalta que a noite também oferecerá bate papo sobre as obras da escritora Cida Pedrosa, e terá abertura de espaço para manifestações culturais e apresentações de poetas anônimos e artistas locais para declamações de poesias do gênero.
 
A cidade de Poconé fica localizada a 100km da capital Cuiabá e é considerada o Portal do Pantanal. O trabalho do Sesc Poconé alcança também as populações da cidade vizinha, Barão de Melgaço, atuando tanto na sede do município quanto nos vilarejos dispersos pelo Pantanal, com a realização de projetos de ação comunitária nos campos da educação, lazer, cultura, organização social e desenvolvimento sustentável.

A entrada para a mesa redonda sobre literatura e erotismo é gratuita, porém limitada a 30 inscrições, que podem ser feitas pelo telefone (65) 3345-2571 ou pessoalmente na biblioteca Manoel de Barros, localizada na avenida Generoso Ponce, s/nº, centro de Poconé.
 
A poetisa  

Nascida em 1963 em Bodocó (PE), Cida Pedrosa é poetisa, advogada e divulgadora cultural. Na década de 80, Cida Pedrosa coordenou o Movimento de Escritores Independentes de Pernambuco, promovendo recitais de rua e publicações alternativas. A escritora lançou seu primeiro livro em 1982, uma coletânea de poemas intitulada "Restos do Fim"; na sequencia vieram os títulos "O Cavaleiro da Epifania" (1986); "Cântaro" (2000); "Gume" (2005); "As filhas de Lilith" (2009) e o mais recente livro "Claranã" (2015).
 
Sua obra de maior sucesso é "As filhas de Lilith", relançado mais de uma vez e transformado em curta metragem. A poetisa participou de várias antologias coletivas e contribui na organização de outras publicações de poesia. Com ênfase no erotismo, suas obras e poemas falam sobre a morte, a solidão, amores, a arte, entre outros temas cativantes do universo feminino.
Imprimir