Imprimir

Notícias / Artesanato

Artesã une amor por crianças e bordados e abre ateliê infantil só com produtos 'feitos à mão'

Da Redação - Isabela Mercuri

Quadrinhos, roupinhas, bonecas, tiaras, escovinhas de cabelo, sapatinhos... o ateliê de Karla Castilho, em Cuiabá, é um verdadeiro paraíso para as gestantes e mamães. Com produtos próprios e de parceiros, todos feitos a mão, o espaço abriu as portas há um ano, mas desde muito antes, a goiana, que vive em Mato Grosso desde os 14, uniu sua paixão por artesanato e crianças e começou a bordar enxovais completos.

Leia também:
Designer de joias de Cuiabá faz parceria com artesãos da Turquia para produzir acessórios de prata 925

Karla é formada em direito, mas nunca exerceu. Sempre gostou de artesanato, e fez cursos por conta própria para aprender técnicas que ela sabia que poderiam ser usadas no futuro. Um dia, uma amiga que estava em sua casa deixou cair no chão uma fraldinha de bebê personalizada, e ela se encantou pela delicadeza daquele trabalho.

Na época, ela morava em Sorriso, interior do estado. E foi lá, com a ajuda de um professora, chamada Rose, que ela aprendeu a fazer os acabamentos dos bordados. “Eu comecei a aprender algumas coisas da época da vovó mesmo, tipo voltar ao crochê, trabalhar o crochê com o tecido, fazer os laços”, lembra. “Eu já sabia algumas coisas, e eu fui me aperfeiçoando, então cada vez eu buscava mais conhecimento dentro de alguma coisa que eu conhecia, que eu já queria aprofundar”.

Aos poucos, os pedidos foram chegando, de amigas e familiares. Uma pedia uma fralda, outra pedia um kit para berço, e a artesã se aventurou a criar tudo. Há oito anos, trabalha somente com isso, fazendo desde os enfeites para porta de maternidade até a almofada para amamentação, protetor de berço, toalhas, fraldas, sapatinhos... tudo bordado à mão.

“E eu sempre amei criança. Qualquer lugar que estivesse, eu procurava ter criança perto. E aí o que aconteceu, eu me envolvi tanto, e eu gosto desse universo infantil, então eu me dediquei a todo o artesanato que envolvesse criança”, contou Karla ao Olhar Conceito.

Segundo ela, após sete anos trabalhando só sob encomenda, ela decidiu abrir as portas de seu ateliê, onde integrou não só seu trabalho, mas também o de diversos outros parceiros, de todo o Brasil.

“Meu foco aqui é o feito a mão. É um ateliê com vendas, só que é tudo fabricado por pessoas mesmo, não tem nada industrializado”, garante. Em sua loja, localizada no Espaço Magnólia, estão à venda porcelanas pintadas à mão, enfeites, bonecas de pano e roupinhas enviadas por duas artesãs, uma brasileira que mora nos Estados Unidos, e uma maranhense. “Eu acho que é interessante valorizar o que é daqui. Apesar de eu ter coisas que são de outro país, a moça é daqui, a família dela é daqui. Então assim, tem um pouquinho de cada coisa de alguém”, conta Karla.

Vestidos feitos nos EUA (Foto: Olhar Conceito)

Vestidos feitos no Maranhão (Foto: Olhar Conceito)

Além dos produtos, ela conta que se preocupou também em criar um ambiente agradável para as clientes, como se fosse o próprio quarto do bebê, para que elas se sintam à vontade. “Eu procuro sempre frisar que as clientes venham aqui conhecer e trazer o que elas querem, independente de pensar se é caro ou barato. Venham conversar, venham conhecer, venham pegar, tocar...”, convida. “Tem cliente que vem aqui, a gente conversa, e ela fala assim, ai, mas não dá... eu falo, vamos substituir então por outra coisa? Você vai ter o mesmo produto, só que com custo menor”.

Ateliê (Foto: Olhar Conceito)

Para aquelas que não podem ir pessoalmente por morar em outra cidade, Karla também atende via WhatsApp. Outro diferencial, segundo ela, é a disponibilidade de ir até a casa da cliente após o expediente, caso ela já esteja em repouso por causa da gravidez.

“É cansativo, mas você está mexendo com o sonho da mãe”, diz. “A hora que eu vou fazer entrega, elas adoram a embalagem. Porque eu coloco cheirinho, coloco presentinho. Então graças a Deus é uma área muito gostosa de trabalhar. Quando você trabalha numa coisa que você ama, e que você tem prazer de fazer, mesmo muitas vezes muito cansada, passando horas que você está em cima daquilo, não tem preço e não tem gratificação. Eu até me emociono de falar, porque quando elas pegam aquilo pronto, elas fala assim: Karla, nossa, ficou tão lindo! Ficou mais do que eu esperava! Porque eu tento colocar um pouco mais do que ela me pediu naquilo, as vezes não é pelo ganho, mas pelo prazer de a pessoa gostar do que você faz”, finaliza.

Serviço

Ateliê Karla Castilho
Endereço: Espaço Magnólia - Rua 24 de outubro, 937
INSTAGRAM
 
Para pedidos de enxoval, Karla pede que as gestantes façam a encomenda com antecedência, preferencialmente logo que souberem o sexo da criança.
Imprimir