Imprimir

Notícias / Religiosidade

Em encerramento do Vinde e Vede, irmãs compartilham projeto de caridade infantil "Sonha Brasil"

Da Redação - Vitória Lopes

No dia de encerramento do 32º Vinde e Vede, o trabalho das irmãs da Congregação Beneditinas da Divina Providência pode ser contemplado em um dos estandes do evento nesta terça-feira (12). O projeto “Sonha Brasil” oferece aulas de dança, informática, ensino religioso, artesanato e karatê e se mantém com doações.

Leia mais:
'Vinde e Vede' chega a sua 32ª edição com quatro dias de evangelização e festa


Além disso, quatro irmãs desta ordem trabalharam na formação de 120 meninas, com idade entre 8 e 16 anos, no Bairro Pedra 90, em Cuiabá. A congregação atua em prol dos mais pobres e necessitados há mais de 80 anos no Brasil.

A história de trabalho das Irmãs Beneditinas, que começou em 1849 e está presente em mais de 14 países, é alicerçada no sacrifício, doação e amor, que tem suas raízes de suas fundadoras. “Madre Giustina e Madre Maria eram irmãs de sangue e perderam os pais durante a guerra em meados de 1845. Sozinhas e conhecedoras do sentimento de perda passaram a abrigar outras crianças órfãs”, conta Irmã Sônia Cruz.

Em Cuiabá, a Congregação também trabalha com crianças e encontra no dia a dia situações difíceis e que precisam de amparo imediato.  “Nós somos uma entidade filantrópica e através do projeto ‘Sonha Brasil’ acolhemos essas crianças, muitas têm famílias, porém passam boa parte do dia nas ruas, vulneráveis à prostituição, drogas e outros perigos que podem destruí-las”, detalha a irmã.

Também marca presença nos estandes a Congregação das Irmãs Agostinianas, que trabalham na Paróquia São Sebastião, em Várzea Grande, e mantém uma casa de formação e noviciado. “Nós Agostinianas trabalhamos há mais de 190 anos com a missão de evangelizar jovens e crianças. Aqui em Várzea Grande formamos noviças. Futuras madres que irão trabalhar em missões religiosas em outros estados e até fora do país”, explica Irmã Mônica Beltrão.

Outro trabalho que orgulha os católicos mato-grossenses e que está exposto no 32º Vinde e Vede, é a tenda da Legião de Maria. Segundo sua presidente, Evanil dos Santos Silva, mais de mil voluntários pertencem à Legião. “Visitamos sistematicamente hospitais dando conforto a doente e familiares, trabalhamos com famílias que tem casos de usuários de drogas ou bebidas, realizamos campanhas e recolhemos donativos”, esclarece.

No encerramento um dos maiores eventos católicos do Centro Oeste, a programação será diferenciada de anos anteriores. As atividades começam às 10h da manhã. O dia terá três palestras, grupos de oração e louvor, espetáculos de coreografia e à noite, às 20h a Santa Missa de encerramento do 32º Vinde e Vede e o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2018.

Acesse a página do projeto “Sonha Brasil” no Facebook.

Confira abaixo a programação completa:

Terça-feira (13): Lançamento da campanha da Fraternidade 2018

10h: Grupo de oração e louvor
11h: 1ª Pregação – “O Todo Poderoso fez por mim maravilhas”, com Alexandre Oliveira da Canção Nova
12h: Intervalo
13h30: Santo Terço
14h: Animação
14h30: 2ª Pregação “Eis ai tua Mãe”, com Padre Fabinho da Canção Nova
16h: Intervalo
16h20: Louvor
17h: 3ª Pregação “Eis aqui a serva do Senhor, Faça-se em mim”, com Padre Francisco Amaral
18h20: Intervalo
18h50: Espetáculo (Coreografia)
19h20: Louvor
20h: Santa Missa presidida por Dom Milton e Abertura da Campanha da Fraternidade
21h30: Adoração ao Santíssimo Sacramento
22h30: Sorteio e encerramento
Imprimir