Imprimir

Notícias / Gastronomia

Mulher que começou a fazer pão por causa de um sonho dá cursos de gastronomia saudável a domicílio

Da Redação - Isabela Mercuri

Foi em um sonho que Cilane Rocha descobriu seu dom e o que viria a ser a sua salvação em um momento difícil. Com um filho de quatro meses e o marido desempregado, ela, que não sabia nem fritar um ovo, sonhou com uma mesa comprida, cheia de pães, e sua mãe lhe dizendo que eram para ela, e começou a fazer fatias húngaras para vender. Hoje, vinte anos depois, formada em gastronomia, ela se especializou em culinária saudável e ofereces cursos de cozinha a domicílio.

Leia também:
Confeiteira e padeiro investem em venda de quitutes veganos após 30 anos de profissão

A fatia húngara era uma especialidade da mãe de Cilane. No dia seguinte ao sonho, ela acordou e lhe pediu a receita, porque estava decidida a começar a vender. Apesar da desconfiança de todos – afinal, ela não sabia nem fritar um ovo – Cilane colocou a mão na massa. “Eu fiz e não ficou muito bom... mas eu falei pro meu marido, você fica com o Davi - que é meu filho mais velho, na época tinha quatro meses - e eu vou sair e vou tentar vender. Eram duas horas da tarde, e eu falei: até as 17h eu volto. Eu tinha feito doze bandejinhas, e não andei nem duas quadras e vendi tudo”.

Para ela, aquele dom repentino foi um milagre. Desde então, não parou mais. “Eu fiquei com medo de que não estivesse bom, mas as pessoas para quem eu vendi vieram atrás. E aí eu nunca mais parei. Fui só fazendo mais cursos, me aperfeiçoando”.

Pães de batata de Cilane Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

Aos poucos, Cilane foi desenvolvendo receitas diferentes, passou a fazer refeições e a ser convidada para cozinhar em eventos. Em 2010, decidiu estudar gastronomia na Universidade de Cuiabá (Unic), e logo depois se especializar em Gestão de Bares e Restaurantes.

Com o tempo, ela passou a desenvolver receitas próprias e a chamar atenção principalmente pelos quitutes saudáveis. Em 2006, ensinou o público da Rede Globo a fazer a ‘coxinha integral’, no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga. Em sociedade com Selma Braga, montou uma empresa com seu nome, em que vende combos e oferece diversos cursos.


Coxinha integral assada (Foto: Arquivo Pessoal)

“A gente faz o que pedir, mas a gente tem a marmitinha FIT, tem o combo que é saudável com pães integrais, salgadinhos integrais, salada de fruta, sanduíche natural, e eu dou cursos tanto da culinária trivial, básica, quanto para ensinar a fazer um lanchinho saudável pra criança, pro adolescente... vou até a casa, planejo o cardápio, deixo a comida pronta, congelada, e faço eventos também”, explica.

Os produtos de Cilane custam R$10 (preço único) mais a taxa de entrega, sendo que no combo, cinco produtos saem por R$45 e a taxa não é cobrada. “Normalmente esses produtos são um pão integral com castanhas, ou com grãos, uma bandejinha de mix de salgados integrais, uma salada de frutas, um iogurte natural, e outro pão, que de repente pode ser um pão normal, sem ser o integral”.

Os cursos, a gastróloga oferece para grupos de no máximo doze pessoas, em local próprio. Neste caso, os clientes escolhem o que querem aprender: a gastronomia trivial do dia-a-dia, mas com foco na apresentação dos pratos além do sabor, a gastronomia saudável e a gastronomia focada na alimentação infantil. Outro serviço oferecido é o de consultoria pessoal, quando Cilane vai até a casa da pessoa ensiná-la a preparar os pratos, ou mesmo preparar para ela e congelar para toda a semana.

Serviço

Cilane Rocha
WhatsApp - (65) 98411-9039 / FAN PAGE
Imprimir