Imprimir

Notícias / Literatura

Morre escritor Roberto Loureiro, autor de mais completa obra sobre a cultura mato-grossense

Da Redação - Isabela Mercuri

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (21) o escritor cuiabano Roberto Loureiro, autor dos livros “Cultura Mato-grossense: festas de santos e outras tradições” e do livro de contos “O fim da picada”, obras de referência para a cultura e literatura no Estado. Roberto sofria de um câncer.

Leia também:
Poeta cuiabano é convidado de Festival de Literatura organizado pela Sorbonne em Paris
 
A Editora Entrelinhas emitiu uma nota de pesar, em que relembra a trajetória do escritor, que, “Completamente integrado às tradições mato-grossenses, conviveu com o universo do garimpo, da poaia, da borracha, dos pecuaristas e do homem pantaneiro, a partir da década de 1940.
 
O velório de Loureiro acontece na Capela Jardins, em Cuiabá, na Sala Tulipa. O enterro acontecerá no Cemitário Parque Bom Jesus de Cuiabá, após as 16h desta quarta (21).

Leia a íntegra da nota:
 
É com muito pesar que a Entrelinhas Editora comunica o falecimento de Roberto Loureiro, autor dos livros “Cultura Mato-grossense: festas de santos e outras tradições” e do livro de contos “O fim da picada”, obras de referência para a cultura e literatura no Estado.
 
Loureiro foi um devorador de livros, embalado em sua rede; pesquisador curioso de suas raízes, um apaixonado irredutível pela cultura material e imaterial mato-grossense. Um genuíno tomador de guaraná ralado na grosa, de linguajar cantado e apreciador da culinária tradicional, herança de família por gerações, que ele quis transmitir a seus filhos e netos e contar a todos que ainda não tiveram a oportunidade de desfrutar destes prazeres.
 
Completamente integrado às tradições mato-grossenses, conviveu com o universo do garimpo, da poaia, da borracha, dos pecuaristas e do homem pantaneiro, a partir da década de 1940.
 
“Para a esposa Raquel Loureiro, seus filhos Tânia, Regina, Tamires e Francisco e netos, expressamos os nossos mais profundos sentimentos pela irreparável perda. Conviver com Roberto Loureiro foi um grande presente para todos nós. Tivemos o privilégio de receber, durante anos, o mais profundo carinho de um autor, que como gigante que foi, só queria compartilhar a sua riqueza existencial, extraordinário bom humor,seu conhecimentoe seu amor por Mato Grosso”, lamenta a editora Maria Teresa Carrión Carracedo, em nome de todos os colaboradores da editora.


A Secretaria de Cultura também lamentou a morte:

A Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT) lamenta o falecimento do importante pesquisador das tradições mato-grossenses, o escritor Roberto Loureiro,  ocorrido nesta quarta-feira (21.03), em Cuiabá. O secretário de Cultura, Kleber Lima, recebeu com pesar a notícia da morte do mato-grossense.

“A perda de Roberto Loureiro é uma perda para a cultura mato-grossense”, disse Kleber Lima.

Roberto Loureiro era um engenheiro eletricista apaixonado pelas tradições mato-grossenses. Leitor veroz, tomador de guaraná ralado e apreciador da culinária tradicional. A sua contribuição para a literatura mato-grossense é de grande importância para cultura e sociedade.

Loureiro tinha um câncer e estava internado em um hospital particular de Cuiabá para tratar da doença. Seu corpo é velado na Capela Jardins, sala Tulipa. O cortejo sai às 16 horas, em direção ao Cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá. Deixa a esposa Raquel Loureiro, seus filhos Tânia, Regina, Tamires e Francisco e netos.

 
Imprimir