Imprimir

Notícias / Artes visuais

Exposição literário-ambiental une poemas e imagens para falar sobre a história da humanidade

Da Redação - Isabela Mercuri

Uma exposição ‘literário-ambiental’ acontece na Casa Cuiabana a partir da próxima segunda-feira (2) até sexta (6), das 13h às 19h. ‘Encantatória 2 – Brasil Brasileiro’ é baseada no livro ‘Encantatória’, de Bràzz Dy Vinnuh, e une poesias e imagens.

Leia também:
Fotógrafa cuiabana retrata rotina de sua avó que sofre de demência em ensaio documental

Bráz Divino Ferreira da Silva, mais conhecido como ‘Bràzz Dy Vinnuh’, nasceu em Goiás, mas se mudou para Vilhena, em Rondônia, ainda pequeno. Desde cedo sempre foi ligado ao teatro e às diferentes linguagens artísticas. Atualmente, seu trabalho apresenta características próprias, ele utiliza diversas matérias primas, com as quais “inscreve” seu modo de enxergar o comportamento humano. Auto-denominado ‘poeta ambiental’, ele resgata sua origem com minimalismo, ‘mas sem perder o equilíbrio’.

‘Encantatória’, obra que deu origem à instalação que vai para a Casa Cuiabana, é seu quarto livro, lançado em 2015 pela Editora O Capital, sob o crivo e coordenação editorial de Ilma Fontes (Aracaju).

A instalação “Cenoplástica Lítero Ambiental” fala sobre a história da humanidade, e propõe “esse contracenar, esse contra[ler] do cidadão que não produz arte como ofício, mas tem a oportunidade de apreciá-la; com o labor do artista em sua eterna busca de tornar a humanidade mais justa.”.

Para isso, é aliado na exposição texto e imagem, com a intenção de aumentar o interesse do observador. De acordo com a sinopse, ‘Encantatória – Brasil Brasileiro’ “é uma síntese do pensamento acerca do amadurecimento do sentir. Em relação a si... Em relação ao outro e em relação ao mundo”.

“Na presente instalação literária e ambiental, essa correlação texto e imagem tenta introduzir um olhar mais atencioso aos detalhes do dia a dia, convidando cada um para uma reflexão à origem do hoje. Perguntando: qual o papel da literatura e o seu real cuidado com o ambiente integral? Como deveria ser a postura do literato em relação ao espaço que ele habita e ocupa?”, completa.
 
Serviço

Instalação ‘Encantatória 2 – Brasil Brasileiro’
Local: Casa Cuiabana
Data: 2 a 6 de abril (segunda a sexta-feira)
Horário: das 13h às 19h
Imprimir