Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Tonico Pereira interpreta Sócrates em monólogo exibido em Cuiabá neste final de semana

Da Redação - Isabela Mercuri

Aos 50 anos de carreira e em seu primeiro monólogo, o ator Tonico Pereira chega a
Cuiabá no próximo final de semana, com o espetáculo ‘O julgamento de Sócrates’, uma livre adaptação de “Apologia de Sócrates”, de Platão, realizada pelo premiado autor Ivan Fernandes. A peça será exibida no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no sábado (14) e no domingo (15), e os ingressos já estão à venda.

Leia também:
Atores cuiabanos homenageiam personalidades históricas no Aeroporto Marechal Rondon

A história contada é do julgamento que condenou Sócrates à morte por envenenamento. No palco, neutro e atemporal, ele defende perante a plateia de espectadores-jurados o direito de ter suas ideias. Defende a necessidade de examinar a vida do ponto de vista ético e a busca pela sabedoria.

As acusações feitas ao pensador são de ter ideias diferentes do estabelecido pela sociedade e pela religião e, com isso, corromper a juventude. De acordo com a assessoria, o espetáculo é dividido em 3 partes: na primeira, Sócrates faz sua defesa; na segunda, após a condenação, tem o direito de propor uma pena alternativa, mas se nega a fixar uma pena para si mesmo, pois isso seria reconhecer alguma culpa; e finalmente, após a condenação final, diz suas últimas palavras para a sociedade que o condenou, prevendo tempos duros para Atenas e para todas as sociedades posteriores.

Aos 69 anos, Tonico Pereira já tem 50 de cinema e televisão, e leva agora a peça a diversos cantos do país. “O julgamento dele é algo a se pensar, afinal Sócrates foi condenado por ensinar os jovens a pensar, a questionar, e também por não concordar com regras estabelecidas pela sociedade”, comentou o ator.

Natural de Campos dos Goytacazes, interior do Rio de Janeiro, o ator teve suas primeiras experiências no Grupo Laboratório de Teatro, da Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1968. Sua imagem se popularizou com o personagem Zé Carneiro, no seriado de televisão infantil Sítio do Pica-Pau Amarelo, entre 1977 e 1985. Tonico interpretou, também, de 2002 a 2014, o divertido ‘Mendonça’ em A Grande Família, da Rede Globo.

Em 2010, foi lançada a sua biografia Tonico Pereira – Um Ator Improvável, na Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. O ator foi homenageado com a Medalha Pedro Ernesto, a mais importante comenda da cidade do Rio de Janeiro. Recentemente, interpretou Abel, pai de um dos personagens principais da novela A Força do Querer.

Serviço

‘O Julgamento de Sócrates’
Onde: Teatro da UFMT – Cuiabá
Quando: 14 de abril (sábado) às 21h; 15 de abril (domingo) às 19h
Ingressos: Casa de Festas e MEGABILHETERIA
Imprimir