Imprimir

Notícias / Turismo

Memorial Rondon reabre após pressão do Trade e Secretaria de Turismo

Da Redação - Isabela Mercuri

Cinco meses depois de ter fechado as portas, o Memorial Cândido Rondon, em Mimoso (119km de Cuiabá), reabriu neste sábado (5), com exposição e todos os serviço funcionando.

Segundo Luiz Carlos Nigro, ex-secretário adjunto de turismo e atual presidente do Trade Turístico, o resultado se deu graças ao trabalho conjunto. “Foi um trabalho muito grande junto à Secretaria Adjunta de Turismo, juntamente com o novo secretário, o Sr. Gilberto, que nos ajudou bastante, e o Jaime Okamura”, afirmou.

Após a inauguração, em agosto de 2016 o memorial foi fechado duas vezes. Uma, em novembro do mesmo ano, por necessidade de conclusão das obras, e outra em novembro de 2017, por causa do processo de contratação da empresa que iria administrar o local.

A empresa vencedora do chamamento público estava em fase final do processo de contratação, e o procedimento sob análise do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Condes).
 
Durante o edital de chamamento público, somente o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (IDTech) se inscreveu, e foi classificado por atender aos requisitos constantes nos editais para a classificação e apresentar proposta vantajosa para administração pública.
 
As Secretarias de Estado de Cultura (SEC), Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) são responsáveis por financiar as despesas com o Memorial.
 
Histórico
 

O Memorial faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur) e custou R$ 2,9 milhões. Projetada em 1997 e iniciada em 2001, ficou parada por 12 anos. A discussão para continuidade do complexo só foi retomada em 2012 com a vinda da Copa do Mundo em 2014. Porém, só foi reiniciada em 2015.

Veja os vídeos da reabertura:



Imprimir