Imprimir

Notícias / Artes visuais

Após apelos, museus de Cuiabá serão reabertos até agosto

Da Redação - Isabela Mercuri

A Secretaria de Estado de Cultura (Sec) anunciou, nesta quarta-feira (16), que os museus de Arte de Mato Grosso, de Arte Sacra e o de História Natural Casa Dom Aquino devem voltar a funcionar a partir do mês de agosto deste ano. O governador Pedro Taques garantiu a assinatura de todos os contratos da Sec para o mês de junho, e, a partir daí, as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) terão 60 dias para reabri-los.

Leia também:
Artistas criam petição online pedindo reabertura dos museus

De acordo com a assessoria da Sec, o governador fez um acordo com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – Condes, que garante as assinaturas dos contratos. Por recomendação do Condes, o secretário de cultura Gilberto Nasser já se reuniu com cada OSC proponente, para alguns ajustes necessários nos repasses e metas de execução, que garantirão o pleno funcionamentos dos três museus.

O problema dos museus tem tirado o sono do governo e de artistas há algum tempo. Foi em junho de 2017 que a Secretaria de Estado de Cultura, na época, ainda sob o comando do maestro Leandro Carvalho, anunciou que os museus da cidade seriam geridos por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) - a exemplo do Cine Teatro, que já estava sob os comandos da Associação Cultural Cena Onze – e lançou edital de chamamento público para tal.  

Entravam no edital os museus de Arte Sacra, Museu Histórico, Residência dos Governadores, Museu de Arte de Mato Grosso, Memorial Rondon e da Galeria Lavapés. As inscrições foram encerradas em 7 de julho de 2017, mas, desde então, mesmo com as associações vencedoras já escolhidas, os locais continuam de portas fechadas. O motivo? Falta de recursos.

Na última semana, artistas de Mato Grosso criaram uma petição pública pedindo a reabertura dos museus. Até o momento, são 503 assinaturas.  Além dos museus já contemplados em edital, existem outras situações. O Museu Histórico teve seu edital suspenso. A Residência dos Governadores foi cedida à Comissão 300 anos, sem consulta pública. E o Museu Pré-Histórico Casa Dom Aquino, por sua vez, é o único de portas abertas, em um acordo com a Secretaria de Cultura, porém aguardando assinatura do termo de colaboração de Edital homologado.

Com a assinatura do governador, serão reabertos o Museu de Arte de Mato Grosso e Galeria Lava Pés, Museu de Arte Sacra de Mato Grosso e Museu de História Natural Casa Dom Aquino.  O secretário Gilberto Nasser reforça a importância dos equipamentos culturais para a sociedade: “Estamos muito felizes em solucionar esse impasse. Desde o primeiro dia da minha gestão, o governador mostrou muita sensibilidade na resolução de tal impasse. E ainda, se faz muito importante reafirmar que os museus e seus acervos em nenhum momento estiveram abandonados", disse.

O secretário relatou, ainda, que "semanalmente, uma equipe especializada da SEC formada por arquitetos, engenheiros civis e eletricistas, historiadores, além de um profissional conservador restaurador, seguindo padrões internacionais de acervos museológicos (Instituto Canadense de Conservação e o Icom e Icrom), garantem a integridade dos acervos de cada museu”.
Imprimir