Imprimir

Notícias / Artes visuais

Blogueira de Cuiabá encontra nova paixão na fotografia feminina

Da Redação - Isabela Mercuri

Tamires Oliveira, mais conhecida como ‘Tami’, sempre foi comunicativa. Nascida em Brasília, veio para Cuiabá com a família em 2006, e chegou a se formar em direito, mas, depois de engravidar e se tornar mãe, percebeu que ficar fechada em um escritório não era seu destino. Blogueira desde 2012, há menos de um ano ela encontrou uma nova paixão: a fotografia feminina.

Leia também:
Blogueira cuiabana é indicada para prêmio nacional de viagem e turismo com foto em piscina de hotel de luxo; Veja vídeo!

“Eu gosto de ser livre, de fazer meu horário, de mexer com pessoas... eu gosto de conhecer lugares, e a advocacia me prendia muito dentro do escritório. Eu odeio ter prazos, aquela correria total, e eu sou muito comunicativa, gosto disso aqui que a gente está fazendo, conversar”, afirma.

Tami estudou direito na Universidade de Cuiabá (Unic), e durante o curso começou também a escrever seu blog. “Seguia muitos blogs de fora e alguns daqui da região. E eu sentia muita vontade de fazer o meu blog, porque nessa época eu gostava muito das coisas fashionistas. Minhas amigas sempre me pediam dicas de como se vestir, como se maquiar”, lembra. O resultado foi ótimo. Em menos de um mês, ela já estava na televisão, e o blog só crescia.

Em 2013, ela se formou e chegou a trabalhar em alguns escritórios como estagiária. Logo em seguida, engravidou e teve seu filho, Miguel, a quem decidiu se dedicar integralmente por três anos. “Parei com o blog quando eu engravidei porque eu tinha problema de placenta baixa”, conta. “Quando meu filho tinha mais ou menos uns seis meses eu voltei com o blog. Foi bem difícil voltar, porque o mercado já estava inflado, já tinha muitas [blogueiras], e eu nunca fui de comprar seguidor, nunca fui de fazer artimanhas que muitas pessoas fazem. Eu sempre gostei que o meu processo fosse muito natural”.

Quando Miguel completou três anos, Tami tentou também voltar ao mercado do direito, mas percebeu que não queria mais. Continuou como blogueira, até que, em outubro de 2017, teve um ‘insight’ e começou a fotografar. “Um amigo meu tinha deixado uma lente de 50mm comigo, e tinha pego a minha outra. Eu pensei comigo, quero fotografar”.

Ao mesmo tempo, uma amiga pediu a ela que fotografasse seu book. “E eu estava em uma época que eu estava querendo me encontrar, fiz terapia pra poder me encontrar... e falei, estou precisando de um hobby, então vamos fazer. E eu fiz as fotos dela”. A amiga gostou, e outras oportunidades apareceram. Em dois meses, a agenda de Tami já estava cheia, e, hoje, a fotografia é sua principal fonte de renda.

Aos poucos ela começou a se especializar, fazer cursos e comprou uma câmera melhor. Também escolheu seu foco e hoje se dedica somente a fotografar mulheres. “Por me identificar muito com esse universo. Eu acho que é um trabalho mais artístico, é um trabalho em que eu tenho a liberdade de criar mais, e eu gosto disso”.

O ensaio de Tami dura cerca de uma hora e meia, e é feito no local de escolha da modelo. “Quando eu vou fazer um ensaio eu pergunto pra moça a idade dela, o que ela quer, o que ela espera, como ela gostaria, peço referências, e vou anotando tudo na fichinha. Nós vamos criando juntas, ela participa de tudo”, garante. Por este motivo, nenhum ensaio é igual ao outro. 

Para Tami, a escolha por este tipo de fotografia tem muito a ver com sua própria vida e o que passou. “Eu sou divorciada. Quando eu estava casada, com filho, eu me perdi muito de mim. Eu vivia muito a vida só da casa, da família, e eu me perdi muito de mim. Eu ficava perguntando: Será que eu ainda sou bonita? Será que eu ainda consigo viver a vida? Eram questões que eu tinha na minha cabeça, e muitas mulheres passam por isso. Muitas mulheres esquecem-se de si. Meu trabalho é esse, é resgatá-las”.

O resultado é sempre emocionante. Segundo Tami, algumas de suas clientes já mandaram depoimentos agradecendo. “Então isso pra mim é muito gratificante, mais do que qualquer dinheiro do mundo, qualquer outra coisa”.

Além das fotos, ela continua seu trabalho como blogueira, mas, hoje, fala mais sobre sua vida pessoal, as saídas com amigos e eventos. Para as seguidoras, clientes e todas as mulheres, ela deixa um recado: “Pras mulheres em geral nunca se esquecerem delas mesmas. Saber que existe uma mulher dentro dela, e que essa mulher tem o poder, independente de  qual seja, se é na vida amorosa, se é na vida profissional, mas que ela existe, e que ela não pode esquecer dela”, finaliza.

Foto 1 - Ensaio Femino / Foto 2 - Ensaio mãe e filha (Fotos: Tami Oliveira)

Serviço

Instagram - Tami Oliveira
Instagram - Tami Oliveira Fotos
Imprimir