Imprimir

Notícias / Religiosidade

Procissão em homenagem a Padre romano que morou em MT espera mais de 5 mil fieis

Da Redação - Isabela Mercuri

A cada ano aumenta o número de fieis que participam da peregrinação na MT-250, em direção a Jauru (402km de Cuiabá), no dia de Nossa Senhora Aparecida, em outubro. O roteiro de fé é em agradecimento às graças recebidas em orações ao Padre Nazareno Lanciotti, romano que viveu na cidade mato-grossense até 2001, quando faleceu.

Leia também:
Colégio Notre Dame de Lourdes implanta programa bilíngue a partir do maternal

De acordo com a assessoria, a peregrinação, que tem como ponto de chegada a igreja Nossa Senhora do Pilar, já entrou para o calendário cultural do município, e é realizada com ajuda da Paróquia. No dia 12 de outubro, a programação começa às 5h da manhã, e vai até as 23h. Em 2017, participaram seis mil fieis.

O Padre Nazareno Lanciotti nasceu em Roma, em 1940, e teve sua vocação religiosa revelada ainda quando criança. Era devoto de Nossa Senhora, e foi encaminhado em missão para a América do Sul, passando pela Bolívia e vindo, depois, para Mato Grosso, onde se instalou em Jauru.

Na época, o lugar tinha apenas uma igrejinha de madeira, que passou a ter o nome do missionário. Ele realizava missas no local com intervalos de até dois meses. A primeira procissão foi realizada em um dia 12 de outubro, mas poucos fieis compareceram, desapontando o sacerdote. Desde então, a procissão nunca deixou de ser realizada, independente do número de pessoas. Padre Nazareno faleceu em 2001.

Confira a programação do dia 12 de outubro de 2018: 

- 5h:  Santa Missa de acolhida aos peregrinos
-8h30: Santa Missa Consagração das crianças
-10h: Cavalgada Mariana com participação de 300 animais, imagens consagradas e acompanhamento dos fiés
- 12h: Almoço no bosque da paróquia.
- 18h: Procissão

Após a procissão, haverá varias apresentações no bosque e show nacional com a cantora  nacional Fernanda Silva, que participou do The Voice Brasil 2016.
Imprimir