Imprimir

Notícias / Gastronomia

Cerveja cuiabana com furrundu é finalista da maior competição do continente na categoria

Da Redação - Isabela Mercuri

Criada há seis anos, a primeira cerveja cuiabana, ‘Benedita’, levou medalha de bronze em sua categoria no último final de semana, durante a 7ª Copa Cervezas de América, a mais importante competição cervejeira do continente, que aconteceu em Santiago, no Chile.

Leia também:
Cervejaria de Cuiabá vence maior concurso da América Latina com Hop Lager
 
A Benedita é feita com adição do tradicional doce cuiabano furrundu em sua receita, e fio criada pelos jornalistas Anselmo Carvalho Pinto e Rodrigo Vargas, ainda como cerveja caseira. Em 2015, passou a ser comercializada.
 
A cerveja participou da Copa na categoria ‘American Stout’, e ficou em terceiro lugar. Ao todo, participaram 1685 cervejas, avaliadas às cegas por um júri especializado, durante três dias.
 
O Brasil levou os dois principais prêmios do concurso: o de melhor cerveja da América, com a La Culotte De La Duchesse, da cervejaria Pratinha, de Ribeirão Preto (SP), e o de melhor cervejaria Americana, com a Wäls, de Belo Horizonte (MG).
 
Além disso, o país também liderou o quadro de medalhas, somando 67 entre ouro, prata e bronze. Argentina ficou em segundo lugar, com 42, seguida do Chile com 18 e Estados Unidos com 13. "Cada País, por meio das cervejas, trouxe para a Copa a sua própria identidade", afirmou Daniel Trivelli, presidente e cofundador da competição.
 
Desde 2017, a Benedita é produzida pela fábrica da cervejaria Louvada, ainda a partir da receita original.  "Para nós, que vimos essa cerveja nascer como uma modesta produção caseira, esse reconhecimento é motivo de muito orgulho e um sinal de que essa cuiabaninha tem potencial para ir mais longe", diz Vargas.
 
"A Louvada está muito feliz. A premiação mostra que a gente apostou em uma cerveja de qualidade. Agora, com a expansão da fábrica, a perspectiva é que a gente leve a Benedita para o Brasil inteiro. Para que todos no Brasil possam experimentá-la. Aliás, não só no Brasil, já que estamos com projeto de exportação", afirma Ygor Quintela, um dos sócios da Louvada, que inaugura sua nova unidade em novembro. 
Imprimir