Imprimir

Notícias / Literatura

Projeto 'Livro de rua' disponibiliza três mil exemplares gratuitos na próxima segunda

Da Redação - Isabela Mercuri

Cerca de três mil livros, de diversos gêneros e autores, estarão à disposição do público a partir da próxima segunda-feira (29), até quarta-feira (31), na Vila Cuiabana, na Orla do Porto, durante a terceira edição do projeto ‘Livro de Rua’. Os exemplares foram doados pela população, e poderão ser levados pelos que passarem por lá.

Leia também:
Parceria entre MP e Liceu Cuiabano viabiliza construção de biblioteca

O projeto é realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e as Bibliotecas Saber com Sabor, em alusão ao Dia Nacional do Livro, comemorado na segunda-feira (29).

De acordo com a assessoria, o objetivo da iniciativa é levar conhecimento, entretenimento, cultura, lazer e leitura para crianças, jovens e adultosCerca de 9 mil livros já foram distribuídos em três anos do projeto.

 “Os livros disponibilizados durante o evento são oriundos de doações da população. Com o projeto Livro de Rua pretendemos atingir o maior número de pessoas possíveis”, explica a coordenadora das Bibliotecas Saber com Sabor, Edvair Pereira Alves. “Nosso objetivo é a formação de estudantes mais críticos, coerentes e com maior facilidade de interpretação de vários gêneros textuais”, completa.

O ‘Livro de Rua’ foi inspirado no conceito bookcrossing, criado nos Estados Unidos no começo dos anos 2000, que defende a ‘libertação de livros’. “O movimento busca quebrar o paradigma de uma biblioteca tradicional, onde os livros ficam ‘presos’ às prateleiras. Como diz o ditado, ‘livros não tem pernas’ então os exemplares são levados até aqueles que têm interesse e depois repassados a outros leitores”, explica a coordenadora.

Além da doação de livros, o projeto contará com várias atividades culturais, como espaço para leitura, contação de histórias, desenho e pintura, entrega de kits de livros e outras atividades.

O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro, data de aniversário de fundação da Biblioteca Nacional que nasceu com a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil, em 1810. Em Cuiabá existem seis bibliotecas Saber com Sabor e dois pontos de leitura, um na Secretaria Municipal de Educação (SME) e na comunidade de Aguaçu.  

A Capital possui ainda uma Biblioteca Municipal, a Manoel Cavalcante, localizada na Secretaria de Cultura e uma Biblioteca Estadual, a Estevão de Mendonça, localizada no Palácio da Instrução.

Em 2018, as bibliotecas Saber com Sabor realizaram 8 mil empréstimos de livros e foram frequentadas até este mês por um público de 25 mil pessoas. As bibliotecas possuem 2.463 cadastros ativos.
 
Serviço
 

3ª Edição do Projeto Livro de Rua
Data: 29, 30 e 31 de outubro
Hora: 13h às 21 horas
Local: Vila Cuiabana, na Orla do Porto
Imprimir