Imprimir

Notícias / Cuiabá 300 anos

Cuiabana de 75 anos comemora Natal Iluminado: “Andava nessa praça quando eu tinha 12”

Da Redação - Isabela Mercuri

Luzes piscando por todo lado, crianças correndo, fila para ver o Papai Noel e fazer um pedido especial: esta é a Praça Alencastro desde o último sábado, dia 15 de dezembro. Há pouco mais de 60 anos, no entanto, a vista era totalmente diferente. E isso foi o que constatou a cuiabana ‘ de chapa e cruz’ Irene Castilho, 75, que passeava na mesma praça de sua adolescência na noite da última quarta-feira (19).

Leia também:
Peça de teatro em 'presépio animado' conta a história do nascimento de Jesus em Cuiabá

Irene foi com a filha e dois bisnetos, um menino de 4 e uma menina de 3, principalmente para ver o coral – o que, infelizmente, não conseguiu. “Música é comigo mesmo!”, disse ao Olhar conceito. “E eu vim pra ver o coral que canta, mas parece que já cantaram... Eu canto em coral, mas como estou meio doente, já fiz cirurgia cardíaca e tem esses dois [os bisnetos] pra eu cuidar, estou meio longe”.

Dona Tereza, o bisneto e a filha (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Apesar da decepção em relação à atração, ela não se arrependeu, e comemorou ao ver a cidade viva e alegre, lembrando-se do que era quando ela era jovem. “Aqui nesse jardim eu andei quando eu tinha doze anos”, lembrou. “Tinha uma parte pra fora e outra pra dentro, onde aqui dentro ficavam as moças de família, e lá fora eram as mocinhas ’da vida’... que chegavam e ocupavam seu lugar lá fora... e as outras aqui dentro. Eu fazia parte da turma daqui de dentro, sabe? E foi acabando, acabando... acabaram com o jardim, com tudo. Agora que está crescendo do modo como está a evolução, acompanhando o tempo. Estou achando uma maravilha. Fico feliz de ver a cidade crescendo”.

Outra família que aproveitou a noite de quarta-feira foi o funcionário público Augusto César e seus filhos, um menino de 7 e uma menina de 5. Ele, que estava assistindo à projeção mapeada, comemorou o fato de a música falar sobre Jesus Cristo. “Muito legal pra mostrar pras crianças o verdadeiro sentido do Natal, que é o nascimento de Jesus, ele nasceu pra nos salvar. Não é somente a troca de presentes. A troca de presentes existe, mas o verdadeiro sentido do Natal é celebrar o nascimento do nosso
salvador”.

Augusto César e seus filhos (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

O ‘Natal Iluminado’ teve sua primeira edição em 2017. Neste ano, as atividades de celebração natalina são organizadas pela Secretaria Extraordinária dos 300 Anos, em parceria com a Secretaria de Inovação e Comunicação.

Dentre as atividades disponíveis no local estão a casa do Papai Noel, o presépio vivo, projeção mapeada (com homenagem aos 90 anos di Mickey Mouse) e uma praça de alimentação.

Projeção mapeada na catedral (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

A projeção mapeada utiliza as paredes da Catedral como uma grande tela. A aparelhagem tem de efeitos em 3D, e transmite imagens relacionadas a Cuiabá e ao período natalino, além de fazer uma homenagem ao personagem Mickey Mouse, que completou 90 anos em 2018. As apresentações estão programadas para as 20h30 e 21h de cada dia.

O encerramento das atividades acontece às 19h do dia 23, domingo, com uma missa campal, em que a celebração religiosa será transferida da Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá para a Praça Alencastro.

Imprimir