Imprimir

Notícias / Gastronomia

Mato-grossense de 60 anos produz vinho de jabuticaba com frutas de seu quintal

Da Redação - Isabela Mercuri

O vinho é uma bebida fermentada de uva que nasceu há milhares de anos na Europa. Em Mato Grosso, na cidade de Mirassol D'Oeste (300 km a Oeste de Cuiabá), uma senhora de 60 anos decidiu inovar, há nove anos, e começou a produzir e comercializar ‘vinho de jabuticaba’. A bebida, feita somente com açúcar e a fruta, colhida em seu quintal, é vendida e faz sucesso na região.

Leia também:
Pela alimentação, advogada ajuda marido na cura do câncer e abre padaria com conceito de ‘comidaterapia’

A responsável é a produtora rural Iracy Serenini Falácio, que aprendeu a receita com uma extensionista da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). Ela vive na comunidade Lar Benvindo, e produz também doces em compota, cristalizados e em barra, requeijão e licor.

O vinho de jabuticaba demora 50 dias para ficar pronto, e dona Iracy chega a produzir 50 litros a cada temporada. Na propriedade onde a produtora vive há um pomar no quintal, com diversas frutas tais como jabuticaba, figo, goiaba, banana, caju, jaca, manga e outras. Ela explica que com a fruta da jabuticaba faz geleia, licor, bolo, suco e vinho. “Quando fizemos aqui em casa pela primeira vez o vinho, os clientes ficaram interessados e gostaram do sabor, desde então, continuamos a produzir, mesmo que em pequena escala”.

A primeira vez que produziu a bebida foi em 2010, quando recebeu a receita da extensionista Maria da Conceição Saminêz Silva. Na época, Iracy produziu 19 litros. Só neste ano, já foram mais de 50 litros, que ela vende a R$25 a garrafa.

A família trabalha na propriedade há 32 anos. O seu marido, Luiz Roberto Falacio, é o funcionário responsável pela lida com bovinos de corte e serviços gerais, e a filha Rosiely de Fátima Falácio ajuda na produção de doces e vinho.

No pomar, as jabuticabas são selecionadas para a produção de vinho, lavadas e depositadas em um tambor de 50 litros, e ficando em infusão por 40 a 50 dias. A produtora explica que é necessário macerar a fruta a cada três dias, mexendo no tambor, além de verificar o grau de fermentação e experimentar o produto.
 
Receita de vinho
 
De acordo com a assessoria da Empaer, para a produção do vinho, só é necessário jabuticaba e açúcar. Para cada 10 litros de jabuticabas inteiras é necessário usar um quilo de açúcar.

Modo de preparo: estoure as jabuticabas e coloque-as numa vasilha de plástico, cubra a superfície do suco com açúcar, tampe bem e deixe em descanso de 15 a 30 dias. Após este tempo, coe todo o suco utilizando uma peneira fina.

É importante observar o teor de álcool (natural). Caso esteja baixo, pode ser acrecentado a gosto álcool de cereais à 40 graus. O líquido, no ponto certo, deve ser colocado em garrafas por um período de três meses. Durante este período, sacudir um pouco as garrafas para saída do gás. Não sendo adotada esta medida, há o perigo de estourar a garrafa ou soltar a rolha, prejudicando a conservação do vinho que deve ter, na medida do possível, o teor alcoólico apenas da fruta.
Imprimir