Imprimir

Notícias / Artes visuais

Exposição ‘África Abantu’ traz fotos da Uganda e Quênia e lucro é revertido para ações sociais

Da Redação - Isabela Mercuri

A exposição ‘África Abantu’, de Celita Schneider, abre as portas na noite desta terça-feira (19), em Cuiabá. Composta por fotografias tiradas no Quênia e em Uganda, a mostra terá telas e outros produtos para venda, e reverterá o lucro para ações sociais nestes países.

Leia também:
Curso sobre organização de acervo de museus tem inscrições abertas

Celita começou a fotografar em 2008, depois de uma temporada de cinco meses vivendo nos Estados Unidos da América. Em 2014, viajou pela primeira vez para Uganda, na África, junto ao Instituto Kareebi. Nesta oportunidade, visitou a comunidade de Mwizi.

Depois desta viagem, que durou três semanas, soube que “jamais voltaria a ser a mesma”. Ela voltou ao Brasil e quis criar uma iniciativa capaz de levar recursos e oportunidades a comunidades vulneráveis no continente africano, a começar pela própria Mwizi. Assim, passou a vender suas fotos em alguns produtos, e a destinar a renda àquelas comunidades.

Celita

Em 2018, Celita foi ao Quênia, e agora pretende também visitar outros países do continente, sempre com o mesmo projeto. Além disso, a fotógrafa também tem uma série de imagens de paisagens do Mato Grosso, e é proprietária de um estúdio e espaço Cabana Lounge, em Sinop (500km de Cuiabá), onde recebe e promove eventos voltados a cultura, arte e  conhecimento.

‘Abantu’ significa ‘humano’ no dialeto rukiiga, de Mwizi. "Nossa missão é despertar no público espectador um sentimento de empatia, um ato de reflexão por muitas vidas que estão numa luta diária pela sobrevivência. Um olhar para grupos vulneráveis e muitas vezes esquecidos", define Celita.

O lucro obtido com a venda das imagens e produtos com elas estampadas, que estarão disponíveis na mostra, será 100% revertido ao projeto homônimo a esta exposição. "Disponibilizamos o lucro da exposição África Abantu a projetos que já atuam no continente africano, levando mais esperança, desenvolvimento, afeto e dignidade às pessoas. Sabemos que o pouco faz muito, porém sozinhos não chegaremos tão longe quanto podemos ir todos juntos", completa.
 
Serviço
 
Exposição fotográfica "África Abantu"
Abertura: 19/02/2019
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Local: A Casa do Parque - Rua Major Severino de Queiroz, 455 - Duque de Caxias II, Cuiabá (MT)
Imprimir