Imprimir

Notícias / Artes visuais

Artista plástico realiza primeira exposição individual e homenageia os 300 anos

Da Redação - Isabela Mercuri

A primeira exposição individual do artista plástico Toninho Guimarães, premiado na Bienal Naif do Brasil 2018, começa nesta quarta-feira (27) na Casa Cuiabana, a partir das 19h. A mostra ‘Tramas em cores verde’ homenageia os 300 anos de Cuiabá e ficará aberta por um mês.

Leia também:
Sarau cultural terá música, poesia, teatro e gastronomia nesta quarta-feira 

“Moro há 38 anos em Cuiabá, e quero homenagear esta cidade que me recebeu de braços abertos. Onde vou, levo minhas obras com os temas cuiabanos, e sempre sou muito bem recebido”, afirma Toninho.
 
A história do artista com a pintura começou em 1996, e desde então ele participou de diversas exposições coletivas. Em 2016, ganhou destaque com a tela ‘Pescador e o Dourado’, selecionada para a Bienal Naif do Brasil, obra que estará exposta na Casa Cuiabana.  
 
Dois anos depois, em 2018, foi premiado com a obra ‘A banana comendo o macaco/onça avança no pescador’, que foi adquirida para integrar o acervo Sesc de Arte Brasileira.
 
Na mostra de agora, as obras trazem a temática cuiabana, como a viola de cocho, ipê, caju, rio e o peixe. O artista se define pelo estilo suave com traços marcantes em cores vibrantes.

‘Naïf’ é um termo de origem francesa, que remete a algo natural, ingênuo, espontâneo. A Bienal Naif Brasil foi realizada pela primeira vez em 1992, em Piracicaba (SP), e hoje é uma referência para apresentar artistas com expressões de caráter popular, autodidatas e espontâneos.

Serviço

Tramas em cores verde
Abertura: 27 de março a 27 de abril
Horários: das 8h às 12h e das 14h às 18h
Entrada gratuita
Endereço: Rua General Vale, 181, bairro Bandeirantes, Cuiabá
Telefone: (65) 3624-2064
Imprimir