Imprimir

Notícias / Artes visuais

Dona Eulália é homenageada em exposição fotográfica a partir desta quinta

Da Redação - Isabela Mercuri

Um dos símbolos da cuiabania, ‘Dona Eulália’ será homenageada em uma exposição fotográfica que abre as portas nesta quinta-feira (4), no Sesc Arsenal. ‘Cuiabá de Eulália’, do fotógrafo Amaury Santos, é um dos eventos de comemoração dos 300 anos da capital.

Leia também:
Aos 83, Dona Eulália ainda acorda às 3h da madrugada para fazer os bolinhos de arroz

Amaury é dentista de formação e fotógrafo por paixão. Começou a clicar em 2009, e desde então não deixou mais a atividade, retratando o Pantanal Mato-Grossense, Chapada dos Guimarães, entre outros pontos turísticos do Estado.

Dona Eulália é famosa, principalmente, por seu ‘bolo de arroz’. Foi em 1956 que ela saiu da chácara onde vivia e veio morar em Cuiabá. Naquela época, seu marido era pedreiro e ela precisava inventar alguma coisa para ajudar na renda.

Uma tia lhe ajudou, ensinando a fazer um bolinho típico daquela cidade grande. O que a cuiabana não sabia, é que se tornaria um ícone da cultura do local. Assim que socou, pela primeira vez, o arroz em seu pilão, em 1958, as coisas começaram a mudar.

O bolinho de arroz de Dona Eulália já chamou atenção da mídia nacional diversas vezes, mas foi aqui, na Festa de São Benedito, que ela começou a vendê-los. Dois anos depois, o ‘Fantástico’, da Rede Globo, entrou em contato com ela para divulgar o quitute, e as vendas estouraram.

A demanda ficou grande demais, e treze anos depois ela decidiu deixar a festa para vender o bolo em sua casa. Aberto ao público às terças, quintas, sábados e domingos, dona Eulália chega a vender mais de dois mil bolinhos por semana.

A exposição sobre Eulália começa às 19h desta quinta-feira (4), e segue aberta até o dia 26 de maio, no Sesc Arsenal. A entrada é gratuita, de terça a domingo, das 13h30 às 21h.
Imprimir