Imprimir

Notícias / Artes visuais

Indígena do Xingu expõe obras na SP Arte e comemora 'marco' para cidade natal

Da Redação - Isabela Mercuri

Obras do indígena Tsiuya "Turuza" Waujá, que vive em Feliz Natal (MT) (511km de Cuaibá), na Terra do Xingu, foram expostas no último final de semana no 15º SP Arte, um dos mais importantes festivais internacionais de arte do país.

Leia também:
Dona Eulália é homenageada em exposição fotográfica a partir desta quinta
 
O evento aconteceu de 4 a 7 de abril no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera. De acordo com a assessoria, o acontecimento foi considerado um marco histórico para Feliz Natal (MT), terra natal do artista nascido em território indígena do Xingu.
 
"Estou muito contente por esta oportunidade de mostrar minha arte e tenho muito orgulho de representar nosso trabalho ao lado de outros indígenas do Xingu", revela. "Normalmente ficamos muito isolados e não temos a oportunidade de divulgar a nossa arte e estar no Festival é uma oportunidade de mostrar a nossa cultura para um público maior", diz o artista.

Tsiuya conta que se inspirou no pai Apayupi Waujá, que também era artista. Ele, por sua vez, também aprendeu com seu pai as técnicas para fazer bancos. Hoje, Tsiuya não faz apenas bancos, mas também pinturas, remos, flechas e arcos, mas também faz questão de compartilhar este conhecimento. Recentemente, Ukupiu kaitsut Waura, irmão de Waujá, também ganhou um concurso de desenho promovido por um motoclube.
 
Tsiuya nasceu em 1990 na Aldeia Piyalaga, território indígena do Xingu. Dedica-se à arte em madeira, como esculturas de ícones nacionais e bancos, enquanto divulga a história e a cultura indígena por onde passa.
Imprimir