Imprimir

Notícias / Artes visuais

Museu de História Natural inaugura cenário que representa o homem pré-histórico

Da Redação - Isabela Mercuri

Um novo cenário representando o homem pré-histórico será inaugurado no Museu de História Natural Casa Dom Aquino no próximo dia 26 de abril, sexta-feira. Com estátuas de barro em tamanho real esculpidas pelo artista plástico Junne Fontenele, a obra ficará em um bio lago com cascata, rochas naturais e peixes silvestres da bacia do Rio Cuiabá.

Leia também:
Exposição sobre Egito desbravado por Napoleão Bonaparte chega a Cuiabá

De acordo com a assessoria, o monumento vai representar o período holoceno, ou seja, aquele que corresponde aos últimos dez mil anos de evolução. “São cinco estátuas em tamanho real: dois polidores de machado, os homens, e três ceramistas, as mulheres. Também tivemos a preocupação em fazer a oxigenação da água da maneira mais natural possível, com plantas, para melhor elucidar o cotidiano do homem da pré-história”, detalha Suzana Hirooka, coordenara do Museu de História Natural Casa Dom Aquino. 

No período holoceno surgiu a domesticação das plantas, o cultivo das roças de mandioca, milho e outras plantas comestíveis. Com essa atividade, vieram algumas inovações tecnológicas como a cerâmica e o machado polido. “Com 200 m², esse cenário exprime bem aquele momento. Além de homens, mulheres e crianças representados por estátuas, expomos materiais arqueológicos que compões a paisagem, como amoladores naturais de machados e panelas de barro do Xingu”, adianta Hirooka. 

Construída em 1842, às margens do Rio Cuiabá, a Casa Dom Aquino era chamada de Chácara Bela Vista. Foi consagrada como “Casa Predestinada” por ter sido moradia de dois ilustres mato-grossenses: Joaquim Duarte Murtinho e Dom Francisco de Aquino Corrêa. 

Hoje, o Museu de História Natural Casa Dom Aquino é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em funcionamento sob gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss).

Está localizado na Avenida Beira Rio, nº 2000, bairro Jardim Dom Aquino, Cuiabá. O funcionamento ao público é de terça-feira a sábado, das 8h às 18h. Entrada: R$ 6 (inteira) R$ 3 (meia).
Imprimir