Imprimir

Notícias / Literatura

Segundo reitor da UFMT lança 10º livro em homenagem aos 300 anos de Cuiabá

Da Redação - Isabela Mercuri

O segundo reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e primeiro a ser eleito, Benedito Pedro Dorileo, lança seu 10º livro no próximo sábado (15), a partir das 16h, na Casa Barão de Melgaço. O autor é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e da Academia Mato-Grossense de Letras. O lançamento de “Folhas Evocativas” é uma homenagem aos 300 anos de Cuiabá, e todo o valor de sua venda será destinado às ações sociais do Hospital de Câncer, em Cuiabá.
 
Leia também:

Professor de Cuiabá vence ‘Prêmio Sesc de Literatura’ com romance metalinguístico
 
O livro, publicado pela Entrelinhas Editora, tem 528 páginas e apresenta 160 textos sobre Cuiabá e temas como educação, história e literatura, direito e justiça, língua portuguesa e civismo, poluição sonora, política, religião e crônicas. A capa foi ilustrada pelo arquiteto Moacyr Freitas, com um desenho do Cais do Porto de Cuiabá, soterrado em 1948. Freitas, como artista, está entre os que mais registraram a história, os casarões e paisagens urbanas de Cuiabá, além de ter grande contribuição como arquiteto urbanista para a fisionomia de Cuiabá, hoje.
 
Sobre o seu novo livro, o autor registra: “Esta obra não é uma grinalda de flores escolhidas, coexistem crônicas e artigos variegados. Pode, entretanto, trazer liame de abordagem para assuntos referentes à eterna Capital mato-grossense, a Cidade Verde de Dom Aquino Corrêa – a Cuiabá dos 300 anos, em 2019, minha terra natal. O incentivo de pessoas amigas e de leitores novos resultou em compendiar uns textos editados nos últimos tempos, não acolhidos outros anteriores e os da minha iniciação. É mais coletânea do que florilégio, mais seleta do que antologia – de maneira muito simples. Assim, em ligeiro esforço, tentando afivelar resultados complexos de combinações, sobressai esta oferta despretensiosa para leitura crítica de quantos tolerarem prender a atenção a assuntos havidos”.

Benedito Pedro Dorileo é advogado, político, professor, especialista em Direito Educacional, reitor da UFMT (o segundo, sendo o primeiro eleito diretamente pela comunidade universitária, em 1982, no país), historiador e escritor. Nasceu em Cuiabá, no dia 10 de dezembro de 1934.
 
Antes de ‘Folhas Evocativas’, publicou: Miçanga (1971), Egéria Cuiabana (1976), Universidade, o fazejamento (1978), Pensar para fazer (1984), Centenário da Egéria cuiabana (1995), Nomeação de reitor (1996), Cholo (2003), Ensino Superior em Mato Grosso (2006), Zulmira Canavarros, a Egéria cuiabana (2016).
 
Serviço
 

Lançamento: do livro Folhas Evocativas, de Benedito Pedro Dorileo
Editora: Entrelinhas.
Valor do investimento: R$ 50 (no lançamento)
352 páginas no formato 16x23cm; capa ilustrada pelo arquiteto Moacyr Freitas
Quando: 15 de junho (sábado) de 2019, às 16 horas.
Local: Casa Barão de Melgaço (AML e IHGMT) – Rua Barão de Melgaço nº 3.869, Centro, Cuiabá-MT
Imprimir