Imprimir

Notícias / Comportamento

Eclipse solar será visível em Cuiabá e outras cidades de Mato Grosso na próxima terça-feira

Da Redação - Isabela Mercuri

Um eclipse solar, que acontece na próxima terça-feira (2), será visível em Cuiabá e outras cidades de Mato Grosso. Na capital, ele será visto parcialmente a partir das 17h01 (horário de Brasília), com o pico às 17h55. Nos horários locais, será às 16h01 , com pico às 16h55.

Leia também:
Eclipse lunar será totalmente visível em Cuiabá ainda neste mês

Segundo o Grupo de Astronomia de Pernambuco (Astrope), este eclipse será visível nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Oeste das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. “O fenômeno será um Eclipse Solar Total quando visto a partir de uma estreita faixa de sombra da totalidade que cruzará o Sul do Oceano Pacífico e o Sul da América do Sul”, explica.

Por este motivo, o eclipse total só será visto no sul do Chile e da Argentina. No Brasil, que não está na estreita faixa de sombra da totalidade, será parcial, e em Cuiabá, especificamente, a visibilidade será de 33%.

O Astrope chama a atenção para a necessidade de tomar cuidado ao observar o eclipse. Não é recomendado que se olhe diretamente para o sol. Para saber como observar o eclipse com segurança, clique AQUI

Para mais informações sobre o eclipse, diretamente no site da Nasa, clique AQUI
Imprimir