Imprimir

Notícias / Comportamento

Professor de história promove encontro para discutir a verdade na ciência e nas artes

Da Redação - Isabela Mercuri

Em tempos de discussões sobre pós-verdade e fake news, o professor pós-doutor em história Marcus Silva Da Cruz realiza, neste sábado, um encontro para conversar sobre os regimes da verdade no campo científico e na arte. A conversa será realizada no Sesc Arsenal, às 18h30, e as inscrições são gratuitas, mas devem ser feitas com antecedência (AQUI).

Leia também:
Estudante cotista da UFMT ganha bolsa de intercâmbio e faz feijoada para pagar passagem

Marcus é professor do Departamento e do Programa de Pós-graduação em História, na área de Teoria e Metodologia da História, da Universidade Federal de Mato Grosso. Possui graduação, mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa.

Segundo a sinopse do evento, as discussões sobre fake news e pós-verdade não são novas, e “a rigor atravessaram séculos desde a sua emergência na polis ática. Na modernidade foi estabelecida como clivagem fundamental, no que tange a questão da verdade, a separação entre o campo da ciência e o campo da arte. A ciência fundada numa concepção objetiva e pragmática de verdade, enquanto a arte se apresenta de forma mais fluída e espontânea”.

A ideia é questionar essa divisão rígida e inflexível. Para isso, o professor usará a historia para discutir a verdade no campo científico, e a literatura e as artes plásticas, principalmente o realismo, para discutir a verdade na arte.

Porém, cabe perguntar se tal divisão é tão rígida e inflexível, ainda mais em um momento em que o mundo moderno parece estar sendo superado. Nesse sentido, nosso objetivo é discutir os regimes de verdade do campo científico, representado pela história, e o campo da arte, representado pela literatura e as artes plásticas mais especificamente no que é denominado realismo.

“Regimes de verdade na história e nas artes” é o primeiro encontro do projeto de extensão “Encontros com a História e a Sociedade”, do Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) da UFMT, que terá encontros mensais até novembro.

O evento é realizado em parceria com o SESC Mato Grosso e as inscrições podem ser feitas por meio de formulário online.

Serviço

Encontro História e Sociedade
Tema: Regimes de verdade na história e nas artes
Data: 29/06/2019
Horário: 18h30 às 20h30
Local: Sesc Arsenal, Cuiabá-MT
Informações: 65 3616-6901
Entrada Gratuita
Imprimir