Imprimir

Notícias / Música

Orquestra da UFMT apresenta concerto 'do erudito ao pop' e mistura Mozart e Queen no mesmo repertório

Da Redação - Isabela Mercuri

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (OSUFMT) realiza, no próximo dia 14 de julho, domingo, às 20h, o quinto concerto da temporada de 2019. Desta vez, com música sinfônica, o evento busca unir o erudito e o pop. Para isto traz no repertório de Mozart a Michael Jackson, passando por Led Zeppelin e Metallica. O regente convidado é o spalla [primeiro violinista da Orquestra] Yllen Almeida, que também idealizou o concerto.

Leia também:
'Caimbé' lança show que prega a tolerância a todas as formas de amar

O espetáculo começa com uma das obras mais conhecidas no repertório mundial, ‘Eine kleine Nachtmusik, K. 525’, de Mozart, e segue com ‘Meditação de Thais’, de Jules Massenet. Após o intervalo, então, começa a parte pop.

“Um repertório bastante diferente para a Orquestra, que vai contar inclusive com uma banda de apoio, mostrando essa versatilidade. E é isso que eu quero destacar. As grandes orquestras do mundo, as principais orquestras brasileiras, têm feito repertórios mesclando as duas áreas”, garante o maestro Fabrício Carvalho, diretor artístico do espetáculo.

“E é óbvio que isso tem um destino, tem uma missão, tem uma função, que é despertar o mundo orquestral para as pessoas mais jovens, de trazer para o teatro aquele repertório que a gente não ouve todos os dias, fazer o mundo pop com certa sofisticação. Esse repertório foi escolhido a dedo para violino e Orquestra”, completa.

Segundo Fabrício, a tendência de unir erudito e popular é mundial. A Orquestra Petrobrás Sinfônica, por exemplo, já apresentou o ‘Black Album’, do Metallica, e também fez um show com Nando Reis, sob a regência de Isaac Karabtchevsky. A Orquestra Filarmônica de Berlim gravou com Scorpions, e a Filarmônica de São Francisco, com Metallica.

“É uma tendência minha também. Eu acho que isso fortalece a Orquestra, traz novos públicos. Este ano mesmo a gente vez o ‘Mato Grosso de todos os ritmos’, que foram 12 artistas mato-grossenses convidados, acompanhados pela Orquestra Sinfônica, do rock ao lambadão, da música sertaneja à música haitiana, enfim. O produto heterogêneo sendo melhor que o original. Essa é uma orquestra pública que precisa tocar as coisas que são importantes e caras ao público”, finaliza Fabrício.

Confira o repertório do concerto:

W. A. Mozart – Eine kleine Nachtmusik, K. 525
J. Massenet – Meditação de Thais
Intervalo
Klaus Badelt – He’s a Pirate
Metallica – Nothing Else Matters
Bon Jovi – Thank you for love me
Led Zeppelin – Stairway to Heaven
Queen – Bohemian Rhapsody
Michael Jackson – Smooth Criminal Nirvana – Smells like teen spirit
 
Serviço

Concerto ‘Do erudite ao pop’
Data: Domingo, 14 de julho, 20h
Local: Teatro da UFMT
Ingressos: R$30 (inteira) / R$15 (meia); Desejável que se leve um livro para doar ao projeto ‘Inclusão Literária’
Vendas: Casa de Festas
Imprimir