Imprimir

Notícias / Arquitetura, décor e design

Univag lança mestrado em arquitetura e urbanismo em parceria com a PUC

Da Redação - Isabela Mercuri

O Centro Universitário de Várzea Grande terá, a partir de agosto deste ano, um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu com Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo, em associação com a Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUC Campinas (SP).

Leia também:
Casal de engenheiro e estudante de arquitetura comandam ateliê sustentável no centro de Cuiabá

As inscrições estão abertas até o dia 24 de julho, as aulas são presenciais e a duração é de 24 meses. O processo seletivo inclui a apresentação de um projeto de pesquisa, prova escrita e entrevista presencial. São oferecidas dez vagas.

De acordo com a assessoria, o objetivo do mestrado é proporcionar “um ambiente para capacitação e aperfeiçoamento de novos pesquisadores e docentes, disseminando conhecimento em bases científicas, visando assegurar qualidade ao ensino e à pesquisa, voltadas, em especial, às demandas e potencialidades da contemporaneidade em cidade, território e governança, além de subsidiar a elaboração de políticas públicas visando à melhoria da qualidade de vida e do ambiente”.

O mestrado tem como área de concentração “Arquitetura, Cidade e Território”, e duas linhas de pesquisa: intituladas "Ambiente Construído e Sustentabilidade" e "Desenvolvimento Territorial e Local". A ênfase é em pesquisas acadêmicas relacionadas com arquitetura, cidade e território, privilegiando a reflexão crítica sobre os processos de desenvolvimento e planejamento territorial, histórico e contemporâneo.

A ideia do Univag, com o mestrado acadêmico, é criar um polo de referência em ensino, pesquisa e extensão na área de arquitetura e urbanismo; criar um centro de ensino e pesquisa especializado em arquitetura e urbanismo na região Centro-Oeste do país; e desenvolver estes objetivos por meio da consolidação dos Grupos de Pesquisa, cadastrados na Plataforma Lattes do CNPq, que sustentam as linhas de pesquisa do programa.

A inscrição pode ser feita através do site do Univag. Mais informações pelos telefones: 3688-6110/6111 ou no EDITAL
Imprimir