Imprimir

Notícias / Artes visuais

Artistas expõem em mostra itinerante por diversos pontos de Alta Floresta

Da Redação - Isabela Mercuri

Treze artistas locais, dentre escultores, fotógrafos, músicos, dançarinos e artistas plásticos, expõem em diversos locais da cidade de Alta Floresta (791km de Cuiabá) neste final de semana. O 1º Encontro Cultural da Amazônia Mato-Grossense acontece paralelamente à Feira de Turismo da Amazônia de Mato Grosso e o VI Festival Gastronômico Sabores da Floresta.

Leia também:
Amazônia Mato-grossense terá primeira feira de turismo e VI festival gastronômico

“Creio que a melhor forma de fazer as pessoas valorizarem e se interessarem por arte não é esperando que venham de encontro à produção artística, mas levar isso até elas, bombardear a sociedade com artes e é isso que essa exposição está fazendo, mostrando arte para as pessoas assim que elas chegam na cidade, quando fazem as compras, se hospedam, saem pra comer”, comenta o artista Gabriel Leitzke, um dos que expõem na mostra.

As obras estão à vista da população em hoteis, restaurantes, supermercados, panificadoras, no aeroporto e no teatro Agostinho Bizinoto. Gabriel conta que teve seu primeiro contato com a arte aos sete anos de idade, com as artes cênicas, e depois passou a pintar. “Trabalho principalmente com realismo, por muito tempo fiz arte com lápis e papel só, principalmente retratos, mais recentemente fui pras ruas, comecei a grafitar muros e paredes, levar o que faço e amo para as pessoas, inclusive uma das minhas obras expostas eu trago um pouco a ideia da rua, fiz uma instalação móvel, que mesmo antes da exposição já pretendia criar e manter de forma itinerante, estando sempre em diferentes locais da composição urbana”, conta.

‘Cobra’, outro artista plástico que integra a exposição, elogiou a iniciativa. “O projeto está ressuscitando os artistas e mostrando o trabalho de todos. Isso nos transmite muita alegria”, comentou.

Participam da exposição Luis Eduardo, Gerlando Barros, Cobra, Eliete Franchini Fouto, Maria Rodrigues, Antônio Mendonça, Jane de Paula, Beatriz Tereza Finimundy, Mequiel Zacarias Ferreira, Gabriel Leizke, Altemir Garcia e Cleves Almeida.

O 1º Encontro Cultural da Amazônia Mato-Grossense faz parte da programação da I Feira de Turismo da Amazônia Mato Grossense, que reúne sete municípios com alto potencial turístico. A programação conta com feira de produtos turísticos e artesanais, palestras sobre turismo em áreas protegidas, turismo rural, gerência de empreendedorismo, entre outros temas. Também faz parte o VI Festival Gastronômico Sabores da Floresta.

A realização é da Prefeitura de Alta Floresta através da Secretaria de Desenvolvimento - Direção de Indústria, Comércio e Turismo e Conselho Municipal de Turismo (Comtur). A organizadora da exposição, Eliane Pereira, afirma que o projeto foi muito bem recebido pelos empresários e pelos artistas e que “mesmo depois da feira de turismo, será uma exposição itinerante que vai passando de local em local, divulgando as obras dos artistas locais”, explicou.
Imprimir