Imprimir

Notícias / Política Cultural

Exposição em homenagem a Dante de Oliveira fica até sexta-feira na ALMT

Da Redação - Isabela Mercuri

Uma exposição em homenagem ao ex-governador de Mato Grosso, o ‘Homem das Diretas Já’, Dante de Oliveira, segue aberta ao público até a próxima sexta-feira (12) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Leia também:
Artistas expõem em mostra itinerante por diversos pontos de Alta Floresta

A mostra abriu as portas na última segunda-feira (8) e traz objetos pessoais do político, como óculos e camisetas vestidas em movimentos políticos, além de fotografias históricas junto a figuras como o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-deputado federal Ulysses Guimarães e a cantora Fafá de Belém, além de outros artistas, políticos e personalidades.

Ex-governador de Mato Grosso por dois mandatos, Dante Martins de Oliveira entrou para a história do Brasil ao liderar em 1985 o movimento “Diretas Já” que levou milhões de populares às ruas para reivindicar voto direto para presidente da República após o fim da ditadura militar.

Na abertura da exposição, o presidente do Legislativo, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), afirmou que o poder cumpre com sua missão de preservar a história e oportunizar às novas gerações que tenham conhecimento da figura política que foi Dante de Oliveira. “A cada ano promovemos essa exposição para que a população, em especial os mais jovens, tenham conhecimento dessa importante figura política que foi para Mato Grosso e o Brasil. A liderança de Dante de Oliveira deve servir de exemplo para quem busca ingressar na política”.

A exposição é uma iniciativa do deputado estadual Wilson Santos (PSDB). Ele destacou a trajetória política do homenageado. “Dante de Oliveira dizia que o segredo para governar é formar uma boa equipe de trabalho escalando os melhores em cada setor. Foi assim que conseguiu modernizar Mato Grosso, tirando o Estado de uma situação financeira crítica onde 112% do que era arrecadado se destinava a folha de pagamento. Em oito anos como governador, colocou Mato Grosso no eixo do Brasil despontando a vocação agrícola e a produção de carne, aumentando o potencial energético e reduzindo a estrutura da máquina pública, que passou a ter como foco principal o cidadão”, disse.

Viúva de Dante de Oliveira, a prefeita de Chapada dos Guimarães (60 km de Cuiabá), Thelma de Oliveira (PSDB), agradeceu a iniciativa do Parlamento e revelou detalhes do perfil do ex-governador de Mato Grosso.“O deputado constituinte Ulysses Guimarães carinhosamente o apelidou de mosquito porque era uma pessoa que não parava quando tinha um objetivo em mente. E foi assim como governador, se preocupava em identificar soluções até mesmo de madrugada ligando para secretários de Estado e outras lideranças”.

Secretário de Indústria e Comércio no mandato de governador de Dante de Oliveira, o deputado Carlos Avalone (PSDB) se diz orgulhoso de um dia ter convivido com alguém que considera um político diferenciado na história do Brasil. “Um homem muito à frente do seu tempo. Assim vejo meu amigo Dante de Oliveira. Aonde estiver, espero que olhe muito por nós”, disse o parlamentar.

A exposição acontece no saguão principal da ALMT, de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento do Parlamento. 
Imprimir