Imprimir

Notícias / Artes visuais

Fotógrafos de todo o estado se surpreendem com técnicas de iluminação artificial em workshop

Da Redação - Isabela Mercuri

Vinte e dois profissionais participaram, no último final de semana, do workshop "Luz: Ferramenta Criativa", ministrado pelo fotógrafo Valdeir de Sousa, na Pousada Château Camalote. Os alunos vieram de diferentes cidades do estado e se surpreenderam com as técnicas de uso da luz, flash e iluminação artificial para registro de fotos artísticas.

Leia também:
Exposição em homenagem ao premiado artista plástico João Pedro Arruda abre as portas no MACP

"Nós tivemos ali muitos alunos que não tinham tanto contato com iluminação artificial e não aplicavam em seus trabalhos, e eles relataram que se surpreenderam, por que acreditavam que as fotos que eu publico eram feitas com auxílio do uso do Photoshop e lá eles viram que dá pra fazer na câmera, quebrando paradigmas, com efeitos, luzes e cores diferentes", conta o fotógrafo.

O curso foi realizado com 90% de prática, e os alunos trabalharam com a iluminação e com a regulagem da câmera para tirar o máximo de cada ambiente. Três modelos participaram do workshop, e todos os profissionais puderam treinar as técnicas ensinadas.

Segundo o fotógrafo e comunicólogo, Oscar Jr., o workshop apresentou um rendimento muito maior que o esperado. "Eu consegui assimilar muitos conceitos da fotografia. Hoje os workshops estão todos iguais e o Aldair é inquieto, consegue ser diferente, ter vários olhares, reproduzindo algumas referências do cinema, das artes plásticas", comenta.

Para ele, a Pousada Château Camalote também foi muito importante para o resultado dos trabalhos. "A gente pôde entender sobre luz, iluminação e composição. E quando a gente fala em composição, a gente cita também o cenário maravilhoso, que foi a Pousada Château Camalote, com a nossa anfitriã Lauristela, que foi muito atenciosa, que nos ofereceu o melhor da casa, onde a gente pôde usufruir daquelas imagens belíssimas e fazer a nossa tarefa no workshop".

Participaram do workshop fotógrafos de Juína, Juara, Campo Novo dos Parecis, Brasnorte, Cuiabá e região, que atuam em diversas áreas da fotografia como no esporte, natureza, eventos sociais e newborn. Os alunos receberam camiseta e certificado do curso.
Imprimir