Imprimir

Notícias / Comportamento

Estudantes de medicina da Unemat são as únicas de MT a assinar capítulo em manual de neurocirurgia

Da Redação - Isabela Mercuri

As estudantes de medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Kassya Stephanie Sousa De Araujo, 24, Lara Santini Antonio Barrionuevo, 22, e Mayara Figueiredo Araujo Nascimento, 22, são as únicas do estado que assinam um capítulo do ‘Manual de Neurocirurgia’, escrito por ligas acadêmicas das áreas de neurologia, neurocirurgia e neurociência de todo o Brasil, e que será lançado no próximo mês de novembro em Curitiba, no ‘III Encontro Interligas De Neurocirurgia Da Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABNc)’.

Leia também:
Estudantes criam projeto para tratar depressão nas escolas e precisam do votos para colocar em prática

As alunas foram supervisionadas pelo neurocirurgião Atahualpa Strapasson, representante perante a ABNc, a orientadora da liga, Olga Alvares, e o especialista no assunto (em coluna e medula) e convidado, Marcel Yamada. O capítulo trata sobre hérnia de disco.

Segundo Mayara, que cursa o 8º semestre, foi Kassya, que está no 10º, que foi convidada para fazer a participação. “Ela recebeu o convite após ter participado de um estágio no Instituto de Neurologia de Curitiba. Ela cadastrou a nossa liga na ABNc, e recebeu esse convite”, explica. “Como são ligas acadêmicas, um grupo de estudo formado pelos estudantes, ela selecionou mais duas ligantes, eu e outra estudante do 8º semestre, que éramos as mais antigas e ativas”.

No total, foram cerca de três meses para a produção do artigo, dentre a revisão bibliográfica, redação e revisão. As garotas já tinham contato com a área de neurologia e neurocirurgia, principalmente por fazerem parte da liga. “Cada liga é voltada para preencher ensino, pesquisa e extensão em alguma área. No nosso caso, a gente entrou na liga de neurologia e neurocirurgia da universidade, que é a LANNC. E ao longo de vários semestres, temos desenvolvido diversos trabalhos, então acabamos tendo interesse”.

No último mês de junho, por exemplo, elas organizaram e realizaram o primeiro Congresso de Neurologia e Neurocirurgia do Pantanal Mato-Grossense em Cáceres. “A gente conseguiu trazer vários profissionais de Cuiabá, e também o doutor André Giacomelli, que é de Curitiba, e um dos organizadores desse livro”, lembra Mayara. “Ele esteve aqui em Cáceres, palestrou, e foi muito bacana, porque foi o primeiro evento grande criado por acadêmicas e feito aqui no interior mesmo”.

O livro será lançado nos dias 1, 2 e 3 de novembro, em Curitiba, durante o ‘III Encontro Interligas De Neurocirurgia da ABNc’. O evento é realizado pela Academia Brasileira de Neurocirurgia. Mais informações sobre ele AQUI
Imprimir