Imprimir

Notícias / Cinema

Secretaria de cultura quer criar comissão para atrair produções cinematográficas nacionais para MT

Da Redação - Isabela Mercuri

O cinema tem o poder de criar desejo nos espectadores. Seja por um prato, um produto, ou um destino turístico. Foi pensando nisso que o secretário adjunto de cultura de Mato Grosso, Paulo Traven, iniciou um projeto para a criação de uma ‘Film Comission’ no Estado, com a função de atrair produções cinematográficas nacionais para as cidades mato-grossenses.

Leia também:
Após ter 100 hectares queimados, Parque Serra Azul será reaberto para turismo

“Existem algumas ‘Film Comissions’ no Brasil, que é um pequeno setor. Em São Paulo, por exemplo, tem oito pessoas – para a cidade de São Paulo, que tem muito mais habitantes que Mato Grosso. A função da ‘Film Comission’ é atrair produções externas para dentro do estado, facilitando o trâmite”, explicou Paulo, na manhã desta quarta-feira (11), durante o lançamento da Semana do Turismo, no Hotel Paiaguás.

Segundo o secretário, a comissão trabalha com a facilitação em diversos setores, desde a liberação para fechar uma rua, até a hospedagem no local. “A função da Film Comission é organizar o Estado para receber as produções... ser um elo para a produção com as instâncias do poder público no Estado”, garante.

Neste primeiro momento, o trabalho do secretário é de sensibilizar o setor turístico para mostrar o quanto este trabalho é importante. Em breve, por exemplo, a secretaria trará André Faria, diretor executivo da Rebrafic, a agência reguladora nacional nesse setor, para fazer uma palestra sobre o assunto.

“Os dados econômicos nesse sentido são muito promissores”, garante. “Quando a cidade aparece num filme nacional, aumenta o número de venda de pacotes para lá”. O secretário citou filmes brasileiros, por exemplo, em que aparecem cidades americanas. “Tem dados que dizem que toda vez que esse filme é reexibido na TV Brasileira, aumenta o número de pacotes para aquelas cidades que aparecem. Então a gente está num esforço de juntar o audiovisual com o turismo nesse sentido, facilitando as produções e atraindo turismo para as nossas cidades”, finalizou.
Imprimir