Imprimir

Notícias / Artes visuais

Após pressão de vereadores e população, grafite de Greta Thunberg será apagado em Sinop

Da Redação - Isabela Mercuri

Um grafite com o rosto da ativista Greta Thunberg está ameaçado de ser apagado após pressão da população e dos vereadores de Sinop (500km de Cuiabá). A informação foi divulgada pelo Instagram do ‘Midia Ninja’, que nomeou o ato de censura. A arte foi feita durante o 1º Encontro Internacional de Graffiti — Matograff, que reuniu artistas de toda a América Latina na cidade, entre 24 e 26 de setembro.

Leia também:
Artistas de toda a América Latina participam de encontro de grafites realizados pela Cufa em MT

Ainda segundo o Midia Ninja, os vereadores afirmaram que o grafite não condizia com as regras do evento, pois deveriam ser feitos desenhos da fauna e flora de Mato Grosso. No entanto, havia outra criança desenhada, e não foi pedido que ela fosse apagada. Na segunda-feira (30), a imagem de Greta apareceu pixada, com os dizeres ‘Lula preso’.

Greta ganhou a mídia nos últimos dias, após fazer um discurso acalorado durante a Cúpula do Clima na ONU, no último dia 23 de setembro, em Nova York. Na ocasião, ela disse aos presentes: “Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias. E ainda assim, eu tenho que dizer que sou uma das pessoas com mais sorte (nesta situação). As pessoas estão sofrendo e estão morrendo. Os nossos ecossistemas estão morrendo”.

Após o discurso, a garota virou alvo de especulações e ‘fake news’. O próprio filho do presidente da república, Eduardo Bolsoanro, publicou uma foto falsa da garota em sua rede social Twitter. “"Vocês roubaram minha infância..." disse a garota financiada pela Open Society de George Soros” ironizou o deputado federal. Greta é um dos nomes indicados ao Nobel da Paz.

Outro lado

Segundo o diretor de cultura do município de Sinop, Daniel Coutinho, a imagem de Greta foge às regras do edital. “Não será apagado devido à censura. Esse é um projeto de incentivo à cultura que foi feito pelos grafiteiros do município. E o tema é a fauna e a flora. Eles iam trabalhar elementos voltados à natureza, à floresta Amazônia, insetos, animais, enfim”, explicou.

Os grafites foram feitos por 30 artistas, sendo 21 locais e 9 de fora da cidade. O desenho de Greta é de Matias Souza. “A última imagem foi pintada no domingo a noite, feita por um grafiteiro que não é do município, e ele saiu do contexto do projeto colocando a imagem da Greta”, argumentou o diretor de cultura. “Não existia a imagem de pessoas, porque pessoas tem ideologias, tem história, e o projeto tinha que ser voltado só para a Amazônia. Os grafiteiros foram convocados nessa manhã, e entenderam que o grafiteiro saiu do contexto. Então será feito, em cima dessa imagem, um elemento voltado à região, ou seja, o que foi proposto do projeto aprovado. Será feito uma matrinxã, ou uma arara, algo nesse sentido”.

Sobre a outra criança que estaria também representada, Daniel afirmou que tem um contexto que a justifica. “Essa criança está simbolizando um contexto dentro da Amazônia. Ela está com uma cuia, uma cobra, então é um contexto geral. Agora, o lance da imagem da polêmica é a Greta mesmo, por ela estar em evidência, ter toda essa situação política... então eu penso que se tivesse sido uma menina qualquer desenhada lá, estaria fora do contexto também, mas talvez não teria causado toda essa polêmica”.
 
Imprimir