Imprimir

Notícias / Cinema

Documentário sobre 25 anos do Plano Real é lançado em Cuiabá

Da Redação - Isabela Mercuri

O documentário “Real 25 anos – Muito além de uma moeda” será lançado nesta sexta-feira (18) em Cuiabá, às 19h, seguido de um debate. O filme traz entrevistas com Fernando Henrique Cardoso, além de ex-ministros e economistas que trabalharam para a implantação do plano.

Leia também:
Festival de cinema infantojuvenil itinerante chega nesta quarta-feira a Cuiabá

O filme é uma produção do ‘Movimento Livres’, e seu coordenador, Junior Macagnam, será o mediador do debate. "É importante mostrar um pouco da história do nosso país, principalmente para nossos acadêmicos de hoje que não viveram essa época difícil, a inflação é o imposto mais nefasto que existe, e naquela época os mais afetados eram os que tinham menor renda. Vamos debater com os acadêmicos sobre os riscos que a inflação carrega e como uma má administração pública pode levar um país a falência", destaca Junior Macagnam.

O ‘plano real’ surgiu em um momento de hiperinflação da economia brasileira. Na memória dos mais velhos, ainda estão a desvalorização da renda da população a cada minuto, corrida nos supermercados e filas causadas pela escassez de alimentos.

A exibição do filme será no auditório da Faculdade de Cuiabá (Fauc), com entrada gratuita, e faz parte da Semana Acadêmica da instituição. No debate, também haverá a participação do professor Alfredo da Mota Menezes e do coordenador do curso de administração da FAUC, Edson Trombine Junior. "Vamos fazer uma reflexão do que o Plano Real trouxe para o país, a mudança que isso representou na vida dos brasileiros. É muito importante para nossos acadêmicos, principalmente para os administradores e economista participarem deste evento que agregará e muito na formação destes futuros profissionais", explica Edson Trombine.

O documentário traz, além de FHC, entrevistas com os ex-ministros Pedro Malan e Rubens Ricupero e os principais economistas responsáveis pela concepção do plano, como Persio Arida, Edmar Bacha, Gustavo Franco e Elena Landau. "Normalmente quem leva os créditos pela criação do plano Real é quem estava no poder, no caso o FHC, mas não podemos deixar de ressaltar o excelente trabalho dos economistas envolvidos no projeto", ressalta Macagnam.

Serviço

Lançamento do documentário; 25 anos Plano Real – Muito além de uma moeda
Onde: FAUC Faculdade Cuiabá, Avenida Dom Aquino, nº 38
Quando: Sexta-feira 18 de outubro
Horário: 19 horas
Imprimir