Imprimir

Notícias / Política Cultural

MT tem quatro indicados para eleição do Conselho Nacional de Cultura; saiba como votar

Da Redação - Fabiana Mendes

Quatro representantes do Estado de Mato Grosso foram indicados para o Conselho Estadual de Cultura, um órgão colegiado vinculado ao Ministério da Cidadania, que tem por finalidade propor a formulação de políticas públicas e promover a articulação e o debate entre governo e a sociedade civil organizada para o desenvolvimento e fomento das atividades culturais no território nacional. A votação é totalmente online e pode ser feita entre quinta-feira (14) e o dia 25. Para participar, basta fazer um cadastro prévio no site Vota Cultura e inscrever-se como eleitor.

Leia mais:
Exposição une diferentes linguagens artísticas na Casa Cuiabana a partir desta quinta-feira

“A participação dos cidadãos mato-grossenses é fundamental para que possamos eleger candidatos que defendam as demandas de cultura da nossa população junto ao Conselho Nacional. Com representantes de Mato Grosso, conseguiremos mais visibilidade e representatividade no debate e formulação das políticas culturais do país, e, consequentemente, mais recursos para a cultura no Estado”, destaca o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec Benitez.

De acordo com a assessoria de imprensa, são apenas quatro vagas para a região Centro-Oeste, sendo dois titulares e dois suplentes. Os eleitos serão aqueles candidatos mais votados entre os estados da região. Neste caso, se não houver engajamento e participação por parte da população para votar nos candidatos de Mato Grosso, o estado corre o risco de ficar sem representação.

Mato Grosso indicou quatro candidatos às vagas, e todos são conselheiros estaduais de cultura. São eles: Eva de Souza e Silva (artista e produtora cultural nas artes cênicas, estudante de graduação de Artes Visuais); Rosângela Queiroz Nogueira (mestre em Ensino e atua na formação cultural de estudantes da rede pública de ensino); Luciano Carneiro Alves (doutorando em Estudos da Cultura Contemporânea, produtor e gestor cultural); Zilda Barradas (produtora cultural e artista plástica). As informações mais detalhadas sobre os candidatos poderão ser acessadas no site após finalização do cadastro como eleitor. 

Para se inscrever, basta ter 18 anos e preencher um formulário simples, que pede informações como documentos pessoais, email e Estado onde reside. O eleitor poderá votar somente uma vez, escolhendo o candidato da região em que se cadastrou. Vale lembrar que a inscrição fica aberta até o último dia da eleição, em 25 de novembro.
Imprimir