Imprimir

Notícias / Comportamento

Oficinas de penteado e Afrohouse marcam Dia da Consciência Negra; saiba onde se inscrever

Da Redação - José Lucas Salvani

As oficinas de Penteado Afro e de dança Afrohouse marcam as celebrações do mês para o Dia da Consciência Negra em Mato Grosso. A oficina de penteado acontece na próxima terça-feira (19), na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, e a inscrição pode ser feita aqui. Já a oficina de dança começa neste sábado (16), no Museu de História Natural Casa Dom Aquino, com inscrições aqui.

Leia mais:
Publicitário que já vestiu Pablo Vittar e Anitta inaugura galeria-bar em Cuiabá

A oficina de Penteado Afro será conduzida por Ana Fashion, conhecida pelo trabalho que realiza há 18 anos, fazendo tranças em homens e mulheres, na Praça da República. Numa parceria com a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça desde 2017, Ana Fashion tem participado das ações do Dia da Consciência Negra, no Palácio da Instrução. A oficina conta com 20 vagas gratuitas.

“De tranças rasteiras a dreads, as pessoas usam cada vez mais diferentes técnicas para exaltar seus cabelos naturais e valorizar a cultura negra”, explica Ana Fashion. Ao final, os participantes são convidados para um desfile que tem o objetivo de mostrar a beleza da moda afro.

Em uma parceria com a Paulus Livraria, as atividades incluem o bate-papo com o escritor nigeriano Sunday Ikechukwu Nkeechi, conhecido como Sunny. Com quatro livros publicados no Brasil (Contos da lua e da beleza perdida, As aventuras de Torty – a tartaruga, O natal de Nkem, Ulomma – a casa da beleza e outros contos), ele conta as histórias e fábulas milenares da tradição oral nigeriana, em obras de literatura infantojuvenil. O bate-papo será com estudantes do ensino fundamental.   

O evento ainda contará com apresentação cultural de capoeira, e mediação de leitura. As atividades ocorrerão das 13h às 17h.

Afrohouse

Outra ação realizada este mês, voltada à valorização da cultura negra, ocorre no Museu de História Natural Casa Dom Aquino. A Oficina de Dança Afrohouse, com o multi artista moçambicano Hermínio Nhantumbo, é oferecida aos sábados, com início neste sábado. As aulas serão ministradas das 17h às 18h, e a mensalidade é de R$ 100.

Hermínio Nhantumbo circula por todo país em projetos que integram dança, música, artes cênicas e artes plásticas. Participou de festivais nacionais e internacionais e hoje vive em Mato Grosso.
Imprimir