Imprimir

Notícias / Comportamento

Palestra com Leandro Karnal sobre inteligência emocional reúne mais de 1,5 mil pessoas em Cuiabá

Da Redação - Vinicius Mendes

A palestra com o historiador, professor e escritor, Leandro Karnal, reuniu mais de 1,5 mil pessoas na noite da última quinta-feira (19) em Cuiabá. A apresentação, que trouxe uma reflexão a respeito da inteligência e equilíbrio emocional, foi a atração principal da 1ª edição do “Maxi Convida”. O diretor geral do Colégio Maxi, que promoveu o evento, disse que foi “"uma noite para ficar na memória intelectual e afetiva de todos".
 
Leia mais:

Morre menino de 4 anos que lutava contra o câncer há mais de dois
 
Com o tema "O analfabetismo emocional: quando o nosso cérebro não tem coração", Karnal abordou as diferenças entre o processo de alfabetização, intelectualidade, inteligência e equilíbrio emocional. Segundo ele, ainda há muita confusão e dificuldades por parte da sociedade em compreender alguns destes conceitos.
 
"A base do letramento que une a escrita ao som dá a origem à alfabetização, mas o que poucas pessoas se dão conta é de que além disso existe o sentido, a consciência. O equilíbrio emocional nem sempre é acompanhado da intelectualidade. Da mesma forma que inteligência e conhecimento não possuem relação com o equilíbrio. Por isso, digo que a pior coisa da vida é envelhecer na estupidez", argumenta Karnal.
 
Entre as saídas para encontrar o segredo do equilíbrio emocional, o historiador indica o diálogo. Para isto, o uso do cérebro em sua concepção filosófica deveria ser de forma diferente a dos dias atuais.
 
"O cérebro é nosso processador de tudo. É quando se descobre o quanto ele é múltiplo, que as coisas passam a ter outro sentido. Sem perceber o outro, você não existe. A convivência entre as pessoas é algo muito difícil. No entanto, já aprendemos a brigar, agora temos que aprender a dialogar. Eu educo as próximas gerações e elas têm o direito a acreditar", pontua.
 
A divulgação da presença de Leandro Karnal em Cuiabá movimentou pais, estudantes, professores e sociedade em geral nas últimas semanas, levando ao esgotamento dos ingressos em três dias. Para atender a um número maior de participantes, foi organizada a transmissão ao vivo da palestra em outro auditório do Centro de Eventos do Pantanal. Esta é a última de uma série de mais de 250 palestras realizadas pelo historiador em 2019.
 
"A escola deve ser um instrumento de fomento social e hoje mais do que nunca ela precisa produzir conhecimento acadêmico, mas também promover o envolvimento com a sociedade. Vejo ações como esta com muita alegria e pouco espanto, porque tem sido parte do processo de desenvolvimento do ser humano buscar o diálogo e debater ideias", destaca Karnal.
 
Para o diretor geral do Colégio Maxi, professor Leão, a 1ª edição do "Maxi Convida" foi um grande sucesso não só pela expressiva participação de inscritos, mas pela qualidade do conteúdo discutido. "Há 13 anos o Maxi tem como missão ser um espaço de reflexão de seus alunos e também da sociedade. A troca de ideias e visões promovida por esta palestra é o que pode contribuir com o desenvolvimento sócio emocional de cada um aqui presente", finaliza Leão.
 
Projeto

 
O "Maxi Convida" é um evento criado pelo Colégio Maxi para a promoção do diálogo, troca de experiências, inovações e contato com especialistas de diversas áreas relacionadas à educação. Além da palestra de Leandro Karnal, a unidade também organizou uma série de atividades e ações voltadas para a cultura, educação, lazer e tecnologia. Para 2020, o projeto prevê a realização de novos eventos e surpresas.
Imprimir