Imprimir

Notícias / Comportamento

Horto Florestal recebeu quase 27 mil alunos em projetos de educação ambiental inclusiva

da Redação - Isabela Mercuri

Quase 27 mil estudantes visitaram o Horto Florestal em 2019, participando de atividades voltadas à educação ambiental inclusiva. Com o foco em sustentabilidade ambiental, foram promovidas 101 palestras para alunos de escolas públicas, particulares e universidades.

Leia também:
Reiki, yoga e outras terapias alternativas são oferecidas pelo SUS no Horto Florestal

O Horto Florestal é uma área pública vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, utilizada para o desenvolvimento de pesquisas, produção de mudas e arborização da cidade, desenvolvimento de trabalhos de educação ambiental e para o lazer da população.

“Este ano, o Horto, mesmo em reforma, recebeu cerca de 26 mil estudantes de escolas públicas, privadas e universidades. E isso é visão, integração e humanização que o nosso gestor Emanuel Pinheiro prega e que nós trabalhamos para cumprir”, declarou o secretário de Meio Ambiente, Juares Samaniego.

De acordo com a assessoria, em 2019 foram desenvolvidos quatro projetos durante o ano: Cuiabá e suas transformações ambientais nestes 300 anos; Dia da Água na comunidade Coxipó do Ouro, Gincana Ecológica e Natal Ambiental. Todos foram executados pela equipe especializada do Horto em parceria com a Faculdade de Cuiabá (FAUC), a Universidade de Cuiabá (UNIC), o Juizado Volante Ambiental (JUVAM) e a Vara Especializada do Meio Ambiente (VEMA).

“Não fazemos nada sozinhos e os nossos parceiros foram essenciais para que concluíssemos este ano com saldo positivo de ações do Horto. Além das palestras e visitas, nós também realizamos a distribuição de mudas aos servidores no dia deles. A adesão foi grande e entregamos 780 mudas aos trabalhadores da Prefeitura de Cuiabá”, comentou a gerente do Horto Florestal, Zilda Helena.

Horto Florestal

O Horto Florestal Tote Garcia abre de segunda a sexta, das 7h às 17h. Para agendar uma visita com excursão ou levar turma de escolas, deve ligar pelo número (65) 3313-3158. O Horto está localizado na Rua Ivan Rodrigues Araes, no Bairro Coxipó da Ponte.

No Horto, é possível encontrar o viveiro de mudas, local onde são produzidas as mudas de inúmeras espécies, em quantidades suficientes para atender à demanda da comunidade em geral. A vegetação predominante é de mata ciliar com espécies típicas dos gêneros Alchornea (“gurupiá”), Celtis (“sarã”), Inga (“ingá”) e Anadenanthera (“angico-branco”), e algumas espécies remanescentes de cerradão. Ao lado da vegetação natural foram introduzidas espécies arbóreas exóticas. Em 2019, foram recebidos em seu espaço verde 26.792 alunos, dentre estudantes de escolas públicas, particulares e universidades. 
Imprimir