Imprimir

Notícias / Comportamento

Reportagem do ‘Bom Dia Brasil’ mostra como Santuário de Elefantes transformou a flora de Chapada

da Redação - Isabela Mercuri

Uma reportagem do ‘Bom Dia Brasil’, da Rede Globo, desta segunda-feira (30), mostrou como a presença das elefantas no Santuário de Elefantes Brasil (SEB) ajudou a modificar a paisagem do local onde vivem. O espaço, que antes era uma fazenda de gado, está com a fauna restaurada.

Leia também:
Pouco mais de dois meses depois de chegar a Chapada, elefanta Ramba morre de problemas renais

Segundo a matéria, feita pela repórter Ianara Garcia, até mesmo os moradores da região se adaptaram. Um deles, ‘Seu Djalma’, começou a plantar moringa, planta típica da Índia e usada na alimentação das elefantas.

Desde que o Santuário foi aberto, em 2016, não houve reflorestamento. No entanto, a presença das novas moradoras ajudou a modificar a paisagem. Isto porque as elefantas não digerem a maior parte do que comem, e, assim, espalham naturalmente as espécies e adubam a terra onde vivem.

À esquerda, foto atual; à direita, foto de três anos atrás (Foto: Reprodução)

Na reportagem, Ianara falou sobre a presença de quatro elefantas: Maia, Rana, Ramba e Lady. No entanto, Ramba faleceu no último dia 26 de dezembro, em decorrência de problemas renais. Atualmente, vivem no Santuário Maia (a primeira que chegou, em 2016), Rana e Lady.

Assista à reportagem completa AQUI
Imprimir