Imprimir

Notícias / Artes visuais

Artista cuiabana cria projeto itinerante e vai viajar o Brasil em Kombi

da Redação - Isabela Mercuri

A cuiabana Lua Brandão, hoje com 29 anos, até tentou seguir os conselhos do pai. Fez cursinho, entrou no curso de direito (onde fez quatro aulas) e chegou a terminar a faculdade de publicidade e propaganda... mas queria ser artista. Hoje, depois de convencer a todos – e a si mesma – de seu talento, criou um novo projeto, e em breve vai ‘cair na estrada’ com uma Kombi em que levará sua lojinha itinerante para todo o Brasil.

Leia também:
Projeto 'Panoramas' tem workshops, premiação e exposição fotográfica em Cuiabá

Sua primeira lembrança concreta com a arte foi em 2008, quando começou a fazer quadrinhos. Certo dia, em casa, criou o personagem que se tornaria sua marca registrada. A irmã lhe ajudou com a invenção do nome, e assim nasceu o ‘Boneco de Osso’. No início, ele era personagem das tirinhas que a artista publicava no Orkut e em seu Blog, mas, depois, passou a estampar também camisetas que ela vendia na faculdade.

“Mas eu não acreditava no que eu fazia. Eu lembro que o primeiro cara que comprou uma camiseta minha no Grito Rock, em 2009, eu queria ir atrás dele perguntar por que ele tinha comprado, mas eu não consegui”, conta ao Olhar Conceito. “É muito legal você ver alguém comprando uma arte sua, a partir deste momento começa a fazer sentido”.

Neste meio tempo, as vendas de camiseta passaram a render mais do que o que lhe pagavam no estágio e, cansada de trabalhar em agência, ela desafiou o pai e decidiu criar o próprio negócio. Deu tão certo, que em 2010 ela já estava dando entrevistas para jornais. Em 2013, já tinha seu ateliê.

No ano seguinte, Lua decidiu também começar a fazer projetos sociais. “Em 2014 me chamaram para pintar uma casa que acolhia pessoas em tratamento contra câncer.  E eu estava pintando nessa casa e senti que queria compartilhar o que eu faço com alguém, porque eu consegui realizar meu sonho, então eu queria que todo mundo conseguisse realizar o delas também”, lembra. Decidi fazer oficinas com crianças e trabalhar com sonhos... cada criança iria pintar na camiseta o que queria ser quando crescer”.

As oficinas se espalharam por comunidades e, em 2015, ela foi convidada a levá-la para Recife. “Eu abri meu olho e pensei: cara, eu quero levar o projeto para qualquer lugar. E essa ideia de ser itinerante começou a surgir no meu coração aos poucos”.

Kombi itinerante



A intenção de Lua é viajar o Brasil levando sua loja e também realizando oficinas. A primeira viagem acontece já este final de semana, para Poconé. No entanto, a Kombi ainda está em reforma.

Depois disso, em março, ela vai para Campo Novo dos Pareci fazer uma oficina pelo projeto Águias do Bem, e em abril planeja ir para Brasília e Goiânia. Seu marido, que é tatuador, também vai junto em busca de clientes nas novas cidades.

O ‘Boneco de Osso’ e a ‘Arte Lua’ – outra marca criada por ela – continuam funcionando sob encomenda em Cuiabá. Para conhecer o trabalho de Lua, basta acessar o INSTAGRAM.
Imprimir