Imprimir

Notícias / Comportamento

Licença para vinda de elefanta Mara ao Santuário de Chapada dos Guimarães é aprovada

Da Redação - Fabiana Mendes

O Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado em Chapada dos Guimarães, conseguiu licença para que Mara, de 50 anos, seja trazida para o município. Após a aprovação de todos os documentos necessários, a elefanta ainda precisa submeter-se ao período de trinta dias de quarentena, exigido por lei. 

Leia mais:
Santuário de Chapada dos Guimarães receberá mais uma elefanta da Argentina: Mara

De acordo com informações publicadas nas redes sociais do Santuário, um voluntário viajará para Buenos Aires, na próxima semana, para passar alguns dias no EcoParque (anteriormente o zoológico de Buenos Aires). Ele trabalhará junto com os cuidadores de Mara, coordenando, também, todos os próximos passos.

A quarentena terá início quando o voluntário estiver no EcoParque, mas retornará ao Brasil ainda durante a maior parte da quarentena.Alguns dias antes da transferência de Mara, retornará a Buenos Aires para conduzir a caravana. Seu resgate terá aproximadamente a mesma distância do resgate de Rana, por volta de cinco dias.

A quarentena deverá ser de, no mínimo, trinta dias, embora possa se estender, devido ao planejamento e logística. A previsão é que a transferência seja feita no final de março ou início de abril.

Mara foi uma elefanta de circo e tem histórico de maus-tratos. Ela nasceu na Índia antes dos anos 70 e foi, inicialmente, transportada para a Alemanha. Acabou vindo para a América do Sul, pertencendo a, não menos que, três circos, um no Uruguai e dois na Argentina. Ela tem vivido em seu recinto atual desde 1995.

O Santuário de Elefantes Brasil foi criado pela publicitária Junia Machado. Sua preocupação com estes animais é antiga e, após muita pesquisa, em parceria com a ONG Elephant Voices e com o Santuário do Tenessee, ela encontrou a área para realizar seu sonho.

Sua implantação e funcionamento contam com apoio de duas instituições internacionais dedicadas a elefantes. A Global Sanctuary for Elephants (GSE) dá suporte à implantação de santuários e treinamento para tratadores. A ElephantVoices pesquisa comportamento de elefantes na natureza.
 
Toda a manutenção do projeto vem de doações e a colaboração pode ser feita de diversas maneiras e com qualquer valor.
 

 
Imprimir