Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Startup cuiabana traz chá milenar da Amazônia equatoriana ‘campeão de vendas’ no mundo ao Brasil

Da Redação - Isabela Mercuri

Uma erva consumida há mais de mil anos pelos povos indígenas da Amazônia equatoriana, que promove energia, desincha, provoca saciedade, é afrodisíaca e ainda ajuda no tratamento de diversas doenças chegou ao Brasil pelas mãos de uma startup cuiabana. Criada pelos sócios Orlando Vilela, André Alves e Rafael Machado, a ‘Guayusa Brasil’ já está à venda em Cuiabá, somente online (veja os contatos no final da matéria).

Leia também:
Bebida milenar que melhora a imunidade do organismo ganha fábrica artesanal em Mato Grosso
 
Planta endêmica cultivada pelos povos nativos do Equador, a guayusa é conhecida principalmente por seus altos índices de cafeína. “Ela só perde em índice de cafeína para o café, dentre os chás verdes, nenhuma planta tem mais cafeína que ela”, explica Orlando. O grande benefício do chá, no entanto, está nos efeitos no corpo: enquanto o ‘pico’ da cafeína após o consumo de uma xícara de café demorar duas horas, na guayusa ela demora de seis a oito para ser absorvida no organismo. Como consequência, não provoca taquicardia, ansiedade e nem agride o sistema hepático.
 
Mas este é apenas um dos diversos benefícios da planta. Outra substâncias presentes em suas folhas são a teobromina e a L-teanina. A teobromina é também presente no cacau cru, e responsável por dar saciedade. Já a L-teanina, faz com que o organismo produza serotonina e dopamina, os hormônios do prazer.
 
“A guayusa possui 14 polifenois, que são substâncias capazes de provocar o rejuvenescimento celular. Ela tem essa capacidade de, por ter uma grande quantidade de antioxidante, retardar o envelhecimento. Pesquisas em andamento ainda mostraram que ela controla diabetes tipo 2, e um estudo preliminar indica que é capaz de mitigar os efeitos do mal de Alzheimer em mais de 50%”, completa Orlando.
 
Viagem ao Equador


 
Para trazer a erva para o Brasil, Orlando viajou ao Equador em setembro de 2019, depois de conhecê-la por meio de uma reportagem do Globo Rural e descobrir que o produto ainda não estava no Brasil, apesar de ser um ‘best-seller’ de consumo nos Estados Unidos, Canadá e diversos países da Europa.
 
“O mundo está diante de uma planta altamente energética. Nenhuma planta no mundo reúne tantos benefícios para o ser humano. Você pode praticamente aposentar todos os tipos de chá, porque ela, sozinha, responde a todos os produtos que tem no mercado hoje”, declara.
 
Na Guayusa Brasil, marca criada pelos sócios da startup cuiabana, o chá, além do natural, é também feito com outros três sabores, e cada um tem propriedades específicas:



Frutas vermelhas – Rico em vitamina C, cálcio, fósforo e antioxidantes, potencializa o fortalecimento ósseo, previne o envelhecimento precoce e tem ação antimutagênica inibindo o surgimento de tumores cancerígenos, além de promover um sono reparador pois acalma, sem sedar.
 
Gengibre e limão – Além de combater a gripe e o resfriado, melhorando o sistema imunológico, tem propriedades diuréticas e termogênicas, desincha a barriga, combate a celulite, acelera o metabolismo e queima a gordura.
 
Menta – Rico em diversas vitaminas do complexo B, C, D e E, auxilia a proteção do corpo contra a infecção e inflamação. Indicado para quem sofre de acne, a menta possui ação anti pruriginosa (evita coceiras e comichões e reações alérgicas) e auxilia a aliviar o sintoma da síndrome do intestino irritável e pessoas que sofrem gastrite e pangastrite, pois acalma a mucosa intestinal. Por sua ação analgésica, a menta se tornou um poderoso aliado das mulheres que sofrem com cólicas menstruais.
 
Guayusa pura (natural) – Em sua forma pura, proporciona um sabor inigualável para os que buscam uma resposta energética de uma forma completamente natural. Rica em cafeína, teobromina e leatina, três componentes que são poderosos antioxidantes polifenois, que ajudam a aliviar o estresse oxidativo. Além de auxiliar no controle da Diabetes tipo II e doenças vasculares, ajuda na prevenção do Mal de Alzheimer pelo seu poder de rejuvenescimento celular.
 
Segundo Orlando, não há registros na medicina de intoxicação pela guayusa. No entanto, o indicado é que não se passe do consumo de duas a três xícaras por dia. Além de todos os benefícios já citados, a planta também é afrodisíaca, ajuda a limpar os dentes, e é orgânica e ajuda na preservação ambiental.
 
“A nossa empresa trabalha em parceria com comunidades indígenas, com profundo respeito às questões da preservação da biodiversidade, fauna, flora. É uma empresa amiga da floresta”, garante Orlando. “As empresas que temos parceria tem todos os selos de preservação ambiental e produção orgânica, é uma erva 100% orgânica em toda sua cadeia de produção. O produtor se compromete a não desmatar e não usar produtos químicos na produção”, explica.
 
Serviço
 
Guayusa Brasil
Instagram; Facebook
Vendas pelo: (65) 99268-4949
Imprimir