Imprimir

Notícias / Música

UFMT promove concerto com obras de Piazzolla em homenagem a Marília Beatriz

Da Redação - Isabela Mercuri

Um concerto online com obras do músico argentino Astor Piazzolla será realizado na noite desta quinta-feira (23), às 20 horas (horário de Cuiabá). A apresentação será do pianista Pedro Henrique Calhao, com participação do saxofonista Chico Macedo como convidado. O evento é promovido pela Coordenação de Cultura e Vivência/PROCEV da Universidade Federal de Mato Grosso, em memória de Marília Beatriz de Figueiredo Leite, escritora e primeira Coordenadora de Cultura da UFMT, que faleceu no último dia 3 de julho em Cuiabá.

Leia também:
Coral lança clipe de 'Por Enquanto' gravado via videoconferência

“II Concerto Virtual de Piano de Pedro Henrique Calhao” será comandado por ele, que estudou música erudita com profissionais como Sonia Muniz de Carvalho, José Antônio de Almeida Prado, Helenice Audi, Heitor Alimonda e Leilah Paiva. Pedro fez Masterclass com Paul Ruttman e Eric Ruebner, da Hartford University (NY), estudou improvisação jazzística com o maestro alemão, Frank Herzberge, participou do curso de Musicologia da USP em 2007 e em 2011 estudou no Morley College, em Londres, na classe de Piano Jazz III. Também regeu o grupo Tangueiros in Concert, realizaou turnê em várias cidades brasileiras e foi solista do Concerto Tricentenário em homenagem aos 300 anos de Cuiabá, com a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso.

Já o convidado, Chico Macedo, é instrumentista, arranjador e professor, bacharel em saxofone pela FMU/FAAM, músico titular da Orquestra Jazz Sinfônica Brasil e mestrando em Jazz Performance pela FHNW – Jazz (Basel/Suíça). Também tocou com artistas como Eumir Deodato, Spok, Proveta, Vinícius Dorin, Roberto Menescal, Ivan Lins, Cauby Peixoto, Simoninha, Lucinha Lins, Virgínia Rosa, Célia, Fabiana Cozza, Paula Lima, Pedro Mariano, entre outros.

Chico foi regente e arranjador da Orquestra Municipal Infanto Juvenil de Itapecerica da Serra, integrou o quarteto de saxofones SaxFourSax, realizou os projetos de arte-educação no SESI-SP, “Instrumentos de Sopro”, e “Três Poetas da MPB” e, em 2017, foi diretor musical e arranjador do concerto em homenagem aos 90 anos de Tom Jobim, realizado no Clube Paulistano.

A ação faz parte da programação da Plataforma Virtual Cultura e Vivência ( http://culturaufmt.wordpress.com ), iniciativa criada em abril de 2020 para veiculação da produção artística e cultural da UFMT e de parceiros durante o período de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19. A plataforma reúne material de arquivo e novos conteúdos produzidos a partir da Coordenação de Cultura e Vivências e de suas unidades vinculadas. 

Serviço

II Concerto Virtual de Piano de Pedro Henrique Calhao
Obras de Astor Piazzolla
Pianista: Pedro Henrique Calhao
Convidado: Chico Macedo (saxofone)
23 de julho de 2020 – quinta-feira 20h (Cuiabá),  21h (Brasília) no link http://culturaufmt.wordpress.com
Imprimir