Imprimir

Notícias / Política Cultural

Inscrições para curso para organizações sociais e live sobre racismo e políticas públicas acontecem nesta semana

Da Redação - Isabela Mercuri

Começa nesta terça-feira (25) o prazo para as inscrições para o curso de formação virtual destinado às organizações sociais, realizado pelo Instituto de Mulheres Negras (Imune) em parceria com a Associação Brasileira de ONGs (ABONG). As inscrições são gratuitas e seguem até 17 de setembro.

Leia também:
Coletivo Quariterê abre inscrições para mostra de Cinema Negro de Mato Grosso
 
De acordo com a assessoria, o curso será oferecido online pela Plataforma Moodle. A duração total é de 60 horas, e contará com certificação. As aulas começam no dia 21 de setembro de 2020.
 
O público alvo são lideranças comunitárias, representantes de grupos, coletivos, ativistas de movimentos sociais e organizações que não possuem CNPJ. “Diante do atual cenário político, do uso de tecnologia e redes sociais por pessoas e ativistas que projetam múltiplas vozes, reivindicações, perspectivas e análises de conjuntura, o IMUNE entende que é fundamental promover diálogo com organizações nacionais trazendo o debate para o nosso território para que mais pessoas acessem o conhecimento”, afirma Jackeline Silva, coordenadora de projetos do IMUNE.
 
O curso traz conteúdos como: Democracia, Modelos de Gestão e Governança, Desafios da Mudança Social, Transparência e Marco Regulatório das Organizações Sociais (MROSC). Para a ABONG, a parceria surge como oportunidade de fomentar o desenvolvimento de lideranças de base comunitária, fortalecendo as capacidades de luta diária pela defesa da democracia e dos direitos humanos.
 
Há 18 anos, o IMUNE participa de redes com diversas instituições públicas e privadas, empresas, instituições de ensino, movimentos sociais e organizações nacionais, ocupando espaços nos conselhos estaduais e municipais para defender e garantir a implementação das políticas públicas para promoção da equidade de raça e gênero. Atualmente, participa do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras Marielle Franco, com apoio do Fundo Baobá.
A ABONG foi fundada em 1991 e é uma sociedade civil sem fins lucrativos, democrática, pluralista, antirracista e anti-sexista, que congrega organizações que lutam contra todas as formas de discriminação, de desigualdades, pela construção de modos sustentáveis de vida e pela radicalização da democracia.
 
Live
 
Também nesta semana, na quarta-feira (26), às 14h, acontece uma ‘live’ que discutirá a relação entre racismo e políticas públicas, realizada pela Agência Experimental de Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a TOCA. O evento online contará com a participação da jornalista e pesquisadora Cecília Bizerra Sousa.

Cecília Sousa desenvolve pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e já atuou no Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH). Ela é a segunda convidada da ação "Ciência fora da Toca", uma série de lives realizadas pelo Instagram da TOCA para divulgar conhecimento científico e acadêmico.

"A presença de uma mulher cientista para falar sobre racismo e políticas públicas é de extrema importância, principalmente para conhecermos e repensarmos as inúmeras questões presentes em nosso dia a dia", explica a estudante de Jornalismo e integrante da TOCA Andrelina Braz, sobre a escolha do tema da live com a pesquisadora.

A participação na live oferecerá certificação a todas as pessoas que que se inscreverem pelo formulário online até esta terça-feira, dia 25 de agosto.
 
Serviço
 
Curso Gestão Democrática e Transparência nas Organizações Sociais
Inscrições: 25 de agosto a 17 de setembro
Link: https://forms.gle/NevALvPVwuUme91Q7
Início das aulas: 21 de setembro de 2020.
Modalidade Virtual (online) Plataforma Moodle
 
Live

Mais informações estão disponíveis nos perfis da TOCA nas redes sociais Facebook e Instagram.
Data: Quarta-feira, 26 de agosto, 14h
Inscrições nesta terça-feira (25) pelo FORMULÁRIO ONLINE
Imprimir