Imprimir

Notícias / Artes visuais

Prefeitura diz que colocará réplica de Dias-Pino em 45 dias e descarta possibilidade de restaurar mural de Adir

Da Redação - Isabela Mercuri

Na tarde deste sábado (10), a Prefeitura de Cuiabá, por meio de nota, informou que a réplica da escultura “Árvore de Todos os Povos”, de Wlademir Dias-Pino, já está em processo de confecção e será colocada na Praça Oito de Abril em 45 dias. No entanto, descartaram a possibilidade de restaurar o mural original de Adir Sodré. As obras foram retiradas da praça em dezembro de 2019, em uma reforma.

Leia também:
Artistas protestam por retorno de painel de Adir e grupo cria abaixo-assinado por escultura de Dias-Pino
 
Ainda segundo a Prefeitura, o monumento de Dias-Pino será refeito pela mesma empresa que confeccionou a primeira peça, utilizando material mais resistente ao tempo para evitar avariações.
 
“Quanto ao mural do artista plástico Adir Sodré, a gestão está em diálogo com a família do artista para definir a forma mais adequada de homenageá-lo, já que, após uma consulta técnica e análise do local, foi descartada a possibilidade de restauro da pintura original. A decisão de como será realizada a homenagem a Sodré será tomada mediante autorização dos familiares, que são os tutores de suas obras no momento”, diz a nota.
 
Na noite da última sexta-feira (9), um grupo de artistas e apoiadores de Adir fizeram um protesto na praça pedindo a recolocação do mural no local. Além disso, outro grupo criou também um abaixo-assinado pedido o retorno da obra de Dias-Pino ao exato local onde foi pensada para estar.
 
Na última semana, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) revelou que, após buscas, ficou concluído que a Prefeitura, mais especificamente a Secretaria de Serviços Urbanos, perdeu o monumento durante a reforma.
Imprimir