Imprimir

Notícias / Artes visuais

Artista plástica inaugura galeria em casa histórica de mais de 130 anos em Cuiabá

Da Redação - José Lucas Salvani

A artista plástica e artesã Dilma Gaião inaugurou na última quinta-feira (3) a Galeria Casa Antiga, espaço que reúne obras próprias, em sua maioria, e de seus colaboradores. Como Dilma descreveu ao Olhar Conceito, a galeria tem como objetivo ser um “ponto de encontro da arte” disponível para todos.

Leia mais:
Estrela da Disney, Gabriella Di Grecco regrava música-tema do filme “Mulan”; assista ao videoclipe



Dilma Gaião foi uma das empresárias afetadas pelas desapropriações para a Copa do Mundo de 2014. Ela tinha uma loja que vendia produtos para artistas no centro da capital mato-grossense. Na época, passou por dificuldades financeiras devido ao fechamento e chegou a procurar na justiça pelos seus direitos, mas ela acredita que devido aos “tropeços” conseguiu conquistar o espaço inaugurado nesta semana. A Galeria Casa Antiga é a realização de um sonho.

“Eu simplesmente despertei o interesse [pela arte]. Minha mãe desenhava muito comigo. As minhas brincadeiras eram relacionadas a arte, eu fabricava coisas, entendeu? Eu passei a conviver com a arte e sempre gostei de arte. Desse momento em diante, minha vida foi muito relacionada a arte. A vida me levou para o comércio e não tinha tempo de dedicar a arte. Eu fazia muito pouco porque eu trabalhava em uma loja, tinha que atender, comprar. Hoje eu me dedico exclusivamente a arte”.
 

A casa onde a galeria fica localizada foi encontrada por acaso. Ela já havia encontrado um local onde pretendia instalar a galera, porém foi quando estava, durante uma noite, em uma sorveteria que fica em frente à casa que percebeu que havia uma placa de locação. Na mesma noite ela ligou para os proprietários, conheceu a residência e já fechou o negócio.

Segundo Dilma, a casa foi totalmente revitalizada e possui mais de 130 anos. O patriarca era Francisco Mecchi e na residência havia uma fábrica de ladrilhos hidráulicos. No local, aliás, boa parte dos pisos são os originais fabricados pelos primeiros moradores, que possuem suas fotos expostas em um dos ambientes da galeria.



“Foram mais de três anos [de reforma]. Trocamos fiação e parte hidráulica, mas tentamos preservar ao máximo. Está vendo essa portão? Não tinha. Havia uma porta quebrada ali. Eu fechei uma porta, coloquei outra no lugar. Eu quis preservar muito a galeria, a casa em si. Eu acho que o patrimônio histórico precisa ser preservado. Tem que ser valorizado”.

O primeiro cômodo que ganhou vida foi seu ateliê para que conseguisse confeccionar suas obras. Devido a demanda, entretanto, ela não conseguiu juntar um acervo suficiente para montar uma galeria, então optou por parar as vendas e focar na confecção de quadros e peças de cerâmica. Neste meio tempo, ela também se dedicou a revitalizar o local e procurou por suas atuais colaboradoras: Rosy Camarão e Eliana Caldas de Oliveira.

Eliana fica responsável pela loja da galeria, enquanto Rosy fica encarregada do paisagismo. “Eu faço paisagismo biofílico, que é a arte de religar o homem a natureza. Eu as trouxe para dentro da casa, respeitando suas características porque até as nossas plantinhas - algumas a gente chama de ‘plantinha da vovó’ - são cultivadas antigamente. Então, a gente cuidou da caule-flor, que é o nosso jardim, e trouxe tudo para dentro de casa”, explica Rosy, que é formada em design de interiores.
 

A Galeria Casa Antiga fica localizada na Rua Barão de Melgaço, número 1270, em frente a sorveteria Nevasca, e tem como objetivo ser um ponto de encontro de arte para além da venda de artigos como quadros, vasos de cerâmica e outras peças. Em breve, a galeria também irá passar a oferecer alguns cursos relacionados a arte.

“Se todo mundo pudesse fazer arte, eu acho que viveríamos em um mundo bem diferente, de paz e amor. A arte é isso: desperta tudo de melhor em você. A galeria não está aberta só para visitação, mas aberta para participação de todos”, explica a artesã.

Serviço

Galeria Casa Antiga
Rua Barão de Melgaço, 1270
Segunda a sexta, entre às 9h e 17h
Aos sábados, entre às 9h e 13h30
Imprimir