Imprimir

Notícias / Literatura

Escritores se reúnem para livro com 50 contos sobre Cuiabá; lançamento nesta sexta

Da Redação - José Lucas Salvani

Os escritores Aldi Nestor, Andreza Pereira, Loreci Demeneghi, Rose dos Anjos e Santiago Santos se reuniram pra o livro “Água não tem galho”, que traz 50 contos que se passam no município de Cuiabá. A obra, que é lançada nesta sexta-feira (11), visa juntar estilos de escrita, experiências do urbano e duma cultura regional que não é pura ou imóvel.

Leia mais:
Final de semana tem mostra de teatro, roda de samba e mais; confira a programação

Santiago Santos, um dos escritores, comenta que o livro é um exercício, uma “tentativa literária” de contar o lugar, “uma situação estranhamente desconfortável, porque a primeira coisa que se torna visível é não o que escolhemos ilustrar, mas a enormidade de coisas que acaba ficando de fora”. Ele explica que havia a preocupação de buscar os elementos cotidianos, visuais e sensíveis da cidade sem resvalar para o clichê.

Para que esse retrato imaginado fosse menos incompleto, ele buscou contribuir com a sua carga enquanto leitor e autor: “Às vezes faltava humor, às vezes um tipo específico de vivência, às vezes a narrativa de uma idade específica. Dada a minha ligação com os quadrinhos e a fantasia especulativa, o livro não seria tão meu se não tivesse um personagem como Jourrúbio, um autêntico super-herói cuiabano movido a farofa de banana. É uma Cuiabá única, porque é a nossa Cuiabá”.

Já Andreza Pereira percebeu na diversidade dos contos produzidos como o elemento espaço pode se ressignificar nas narrativas. “O modo como a cidade chega aos seus habitantes é muito complexo, está visível nos trajetos cotidianos, mas também no nosso vocabulário. Tentar transpor essa amplitude para a escrita resultou num livro tematicamente fluido, muito plural”.

Com seus textos, participam de “Água não tem galho” também o autor Aclyse de Mattos, que escreve o prefácio, a livreira Marília Bonna, autora da quarta capa, e Thiago Iusso Sinohara, autor da pintura da capa – uma aquarela da Avenida Isaac Póvoas. O livro, inclusive, já pode ser comprado pelo site da editora ou diretamente com os autores pelo preço promocional de lançamento de 30 reais.

O evento de lançamento está marcado para acontecer às 19h, por meio de uma live mediada pela professora do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Lívia Bertgets. A transmissão será realizada pelo canal do YouTube da editora Carlini e Caniato, com replicação nos canais da Revista Literária Pixé e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade do Estado de Mato Grosso.
Imprimir