Imprimir

Notícias / Literatura

Escritora lança livro com espetáculo cultural de Natal feito por artistas negros de MT

Da Redação - José Lucas Salvani

A escritora Luciene Carvalho lança, nesta terça-feira (15), às 8h, o seu novo livro “Na Pele”, com um espetáculo cultural de Natal com artistas negros de Mato Grosso, como André d’Lucca, o Rapper Azul e Nezinho, do Grupo Quilombola de Mata-Cavalo. O espetáculo será filmado, editado e transmitido pela TV Assembléia nos próximos dias.

Leia mais:
Rondopolitana cria selo literário para dar espaço a autores negros em Mato Grosso

"Na Pele" foi escrito durante a pandemia em 61 dias, entre 25 de maio e 25 de julho de 2020. A obra apresenta hora com muita sensibilidade, noutras vezes com pendor para o combate às dores dos negros nos dias de hoje.

No palco, artistas interpretam poemas da nova obra em homenagem à negritude, guiados pelo mestre de cerimônias, Raul Lázaro, cuiabano, jornalista e produtor cultural do Rip Rop de Combate às Drogas.

André D’Lucca participa com uma interpretação própria de “Fuga do Encontro”, um poema autobiográfico de Luciene, enquanto Nezinho fica com "O Siriri do Escravo" e o Rapper Azul fica com o poema "Encardida". Rodrigo Zaidem, estudante de direção na MT Escola de Teatro, vai interpretar o poema “Figa”, um dos destaques da nova obra da autora.

“Quando cheguei em Cuiabá minha prima Zulma falava : ‘Figa!’ quando via viaturas policiais. Eu não entendia a infância dos meus 11 anos. (...) Ela disse que eu tinha o ‘beiço roxo´, que eu era preta do ‘beiço roxo'. Aí eu descobri que era preta e não morena como me haviam enganado desde pequena (...) Os guris voltavam apanhados, iniciados no aprendizado de que a rua não era deles, de que a cidade não era deles”.

Luciene, ao final do espetáculo, irá homenagear o espaço Casa das Pretas, localizado na Praça da Mandioca. Luciene também irá declarar o último poema do livro, “Quilombo Geral”.

O livro pode ser obtido pelo site da editora Carlinie Caniato ou encomendado pelo telefone (65) 996353486. Outras informações (65) 99903-8468.
Imprimir