Imprimir

Notícias / Comportamento

Cena Onze participa de debate sobre situação do Pantanal no Fórum Social Mundial

Da Redação - José Lucas Salvani

O grupo Cena Onze de Teatro irá participar de um debate sobre a situação do Pantanal na 20ª edição do Fórum Social Mundial (FSM) 2021, na próxima sexta-feira (29). A companhia irá abrir o debate com uma adaptação do texto “Nossa Senhora do Pantanal”, de autoria do diretor teatral Flávio Ferreira, fazendo alusão ao cenário devastador que tomou o bioma no ano de 2020, ocasionado pelas queimadas.

Leia mais:
Filme cuiabano vencedor de prêmio em festival no Reino Unido é exibido na Mostra de Tiradentes; assista

"Mais um importante espaço para expandirmos nosso trabalho. Agora, intercedendo pelo Pantanal, que, sabemos, entrou em devastação muito pelas ações irresponsáveis do homem. Participar deste evento, sem dúvida, nos ajudará a chamar atenção do mundo para o Pantanal. Nosso bioma precisa de ajuda, de ações assertivas para ser reconstruído. Ele ainda queima e precisa de socorro urgentemente", destaca Flávio. 
 
O debate será em formato de mesa-redonda. Participam da mesa, Jenifer Gonçalves, voluntária e cofundadora do grupo É o Bicho; Sebastião Carlos Moreira, membro do Conselho Indigenista Missionário (CIM); as advogadas Gláucia Amaral, secretária-geral da Comissão da OAB-MT e Ana Carolina Barchet, conselheira federal da OAB/MT e pós-graduanda em Direito Ambiental e Urbanístico; Leonardo Campos, presidente da OAB/MT, e  Carolina Joana da Silva, doutora em Ecologia e docente da Unemat.

Já na performance, as atrizes do Cena Onze: Cléo Oliveira, Danielle Souziel e Mariana Ferreira interpretam o musical ao som das vozes dos cantores Natália Terra, Josué Carvalho e Paulo Fábio.

A participação do Cena Onze será transmitida ao vivo no Facebook da companhia a partir das 17h. A organização do Fórum em Mato Grosso está sendo realizada pela professora da Universidade Federal do Estado (UFMT), Michele Sato.

Sobre o FSM

O FSM terá nove dias de atividades, que acontecem entre 23 a 31 de janeiro, com edição virtual este ano e eixos voltados para o cenário atual o mundo. Esta edição traz como lema "Um outro mundo" e marca uma retomada do internacionalismo. Com debates construídos em um processo horizontal e vertical, em seus 20 anos de atuação, o FSM tem como princípio base intensificar a reflexão, realizar o debate democrático de ideias, elaborar propostas, estabelecer a livre troca de experiências e articular ações efetivas das entidades e movimentos da sociedade civil.
Imprimir