Imprimir

Notícias / Literatura

Professor da UFMT lança livro para esclarecer dúvidas sobre a tomada de três pinos

Da Redação - José Lucas Salvani

Professor de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Danilo Ferreira de Souza, lançou um livro para esclarecer as dúvidas sobre o uso da tomada de três pinos. A obra técnica “A tomada de três pinos deveria existir?” foi lançada gratuitamente pela EdUFMT. Para ler, clique aqui.

Leia mais:
Livro-reportagem detalha eleições de 2004 em Cuiabá e traz entrevista inédita com Dante de Oliveira

“Houveram muitas matérias sobre isso e muita desinformação. Houveram entrevistas, pessoas fazendo comentários sobre isso com desinformação. Poucas matérias que eu li refletiam de fato o que havia se trabalho no começo - qual é a ideia de termos um padrão. Antes, não tínhamos um padrão, mas vários. Eu via vários comentários, perguntas e respostas que não faziam muito sentido”, explica o professor ao Olhar Conceito sobre sua motivação.

“A ideia é esclarecer isso ponto a ponto”, conta. O livro é totalmente técnico e busca responder os principais questionamentos feitos pela população, como a segurança que o padrão traz, quem está lucrando.

A obrigatoriedade de tomadas de três pinos foi determinada a partir de 2011. A discussão, entretanto, começou ainda na década de 1980, quando a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) passou a cogitar a possibilidade de uma padronização. Já em 2000, foi determinado para que a partir de 2006 os fabricantes e comerciantes passassem a se adaptar às normas, mas a proibição da comercialização começou em 2011. 
Imprimir