Imprimir

Notícias / Turismo

Para fomentar turismo, Prefeitura oferece cursos a donos de restaurantes da ‘Rota do Peixe’

Da Redação - Isabela Mercuri

Com o objetivo de fomentar o turismo na capital mato-grossense, principalmente em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Cuiabá, por meio da secretária municipal de Turismo, Iracilda Campos, começou na última sexta-feira (12) uma série de visitas técnicas as  peixarias localizadas na região do São Gonçalo Beira Rio. A comunidade foi escolhida  como projeto piloto de atividades que irão fomentar o potencial turístico da capital.

Leia também:
Casal vende feijoada a partir de R$ 15 para conquistar o sonho da casa própria em Cuiabá
 
O projeto é feito em parceria com o trade turístico e representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Nesse primeiro momento, o objetivo é oferecer aos proprietários de restaurantes cursos que abarcam ações de aperfeiçoamento para o atendimento ao público, além de técnicas de higienização, serão ofertados para até cinco estabelecimentos comerciais. A experiência servirá de modelo para os demais comerciantes que irão participar da segunda fase do projeto desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá.
 
"Vamos iniciar com os cursos de atendimento ao público, técnicas de higienização e o manuseio de alimentos. A pretensão é formar a primeira turma e realizar a entrega dos certificados no aniversário de 302 anos de Cuiabá, comemorado no dia 8 de abril", explica a secretária municipal de Turismo, Iracilda Campos.
 
O presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, Jaime Okamura, aponta que o projeto tem como objetivo fazer com que as pessoas compreendam a importância da padronização dos serviços.
 
"Com isso, iremos atrair não só os turistas como da própria população cuiabana. Precisamos da ajuda da Prefeitura de Cuiabá para instruir os empresários e seus colaboradores quanto as normas de biossegurança, esse apoio é muito importante para que o setor saiba como atuar no dia a dia com os clientes".
 
Iracilda explicou que o Senac será a instituição responsável por ministrar os cursos nas áreas de interesse dos moradores. "A intenção do Senac é contribuir com a melhoria dos serviços que já são ofertados. Um atendimento padronizado, dentre dos critérios de organização e higiene, são fundamentais", destacou o gestor de Marketing, Heverton Ivo Vieira.
 
A Peixaria do Padre, que é a pioneira da 'Rota de Peixe', foi um dos locais visitados pela equipe. Luís Antônio Toledo, proprietário da unidade instalada  há mais de vinte anos, conta que para garantir a clientela busca manter a tradição, respaldado com receitas  saborosas.
 
"Estou muito satisfeito com essa visita da secretária. É bom saber da preocupação do prefeito Emanuel Pinheiro em fazer esse resgate dos pontos turísticos da capital, tendo como prioridade a comunidade de São Gonçalo. Essa iniciativa vai ajudar e muito para o sucesso dos nossos estabelecimentos", pontuou.
 
Quem também aprovou a ideia foi Flávio Barros, que é proprietário de duas peixarias. "Aqui atendemos clientes de todas as classes. Procuram por atendimento rápido e eficiente, contando sempre com uma ótima higiene do local e uma comida de primeira qualidade. Estou muito grato com esse projeto que vem para somar com a gente", garantiu.

Neste sábado (13), a Secretaria de Turismo realizou, a partir das 9 horas, em frente a Associação de Moradores na Comunidade de São Gonçalo Beira Rio, a primeira visita do Centro de Atendimento ao Turista - CAT Móvel. A ação tem como finalidade a promoção de levantamento técnico das necessidades dos moradores da região que já atuam ou pretendem trabalhar na área do turismo. O término está previsto às 15 horas.
Imprimir